Piauí é 5º em venda de terra para estrangeiros

Essa movimentação é referente a extensão territorial comercializada e não a número de imóveis;

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O potencial produtivo no agronegócio e bons preços são atrativos para a venda de terras no Piauí. Nos últimos três anos, o Estado foi o quinto em todo o Brasil em venda de terras para estrangeiros, o aumento alcançou 138%. Esse levantamento foi feito pelo Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra) que é o responsável pelo monitoramento de venda de terras para o capital estrangeiro. O percentual é equivalente a um crescimento de aquisição de novos 34.151 hectares no mesmo período de tempo.

Assim passando dos 24.619 , em 2007, para os atuais 58.770 hectares. Essa variação fica atrás apenas dos Estados de Minas Gerais (191.555 hectares), Amazonas (115.756 ha), Mato Grosso (89.322 ha) e Mato Grosso do Sul (50.177 ha).

Essa movimentação é referente a extensão territorial comercializada e não a número de imóveis; de um modo geral a comercialização foi de grandes propriedades territoriais.

As regiões do cerrado e do litoral estão entre as que mais tiveram terras vendidas para este público. ?O excelente potencial do agronegócio, como última fronteira agrícola, bem como o turismo no caso do litoral estão entre os principais atrativos do Estado para essa compra de terras pelo capital estrangeiro?, relatou o superintendente do Incra no Piauí, Evandro Cardoso. Ele considerou ainda que os preços menos elevados se configuram como um atrativo também muito forte, já que é possível adquirir um volume maior de terras por um menor custo.

Outro ponto observado por Evandro Cardoso foi a melhoria na infraestrutura e na logística em todo o Piauí.

?O número de estradas construídas que colaboram com a interligação de todas as regiões do Estado, da mesma forma os investimentos governamentais voltados para o turismo na região do litoral piauiense fortalecem os investimentos, porque colaboram com a redução dos riscos?, aponta o superintendente. Ele alerta que tudo isso é positivo para o Piauí, se feito de modo controlado.

O superintendente explica que o controle de aquisição de terras pelo capital estrangeiro é fundamental para garantir a soberania nacional, por isso existe um limite para o total de território que pode ser vendido.

O processo de monitoramento acontece por meio dos cartórios de registros imobiliários municipais que são obrigados a informar para o Incra o total de terras comercializadas. Mas a superintendência destaca que esse acompanhamento ainda é dificultoso porque muitos cartórios não chegam a informar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES