Piauí acumula mais de 260 mil empresas ativas em 2022, aponta Jucepi

No ano, a Junta Comercial registra a abertura de 7.901 novas empresas.

Alzenir Porto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí acumula 264.327 empresas ativas no ano de 2022, conforme balanço divulgado pela Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi). Em todo ano, a Junta Comercial registrou a abertura de 7.901 novas empresas em todo o estado. Por outro lado, foram baixadas 3.772 empresas. Mesmo assim o saldo entre abertura e fechamento segue positivo de 4.135 empresas,

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, ressalta que o saldo positivo de novos empreendimentos é resultado da simplificação do registro de empresas. “Ano passado implementamos o balcão único de empresas que reduziu de cinco para uma etapa o processo de registro de empresas no sistema online Piauí Digital. Também foi disponibilizada a assinatura digital avançada da conta Gov.br que é gratuita e reduziu o custo com a certificação digital do empreendedor”, avalia.

Alzenir diz que Jucepi vai trabalhar com os municípios (Divulgação)Para este ano de 2023, Alzenir explica que a Junta Comercial pretende trabalhar com os municípios para atrair novos empreendimentos e melhorar o licenciamento dos negócios. 

“Nosso objetivo é trabalhar com os prefeitos e os secretários de desenvolvimento para mapear a vocação dos municípios e criar políticas públicas para incentivar a formalização de negócios e atrair novas empresas”, explica.

Teresina engloba meta das novas empresas

Segundo levantamento da Jucepi, a abertura de empresas está concentrada na capital. O município de Teresina, por exemplo, sedia quase metade das novas empresas (3.664); Parnaíba (414); Picos (307); Floriano (239) e Bom Jesus (146).

Pela análise de dados de 2022, nota-se que 62,42% das empresas abertas são do tipo jurídico sociedade empresária limitada. “Houve um crescimento significativo de sociedades limitadas desde a extinção da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) pela lei nº 14.195 de 2021. E em segundo lugar ficou o empresário individual que é um tipo jurídico mais simples e é comum para iniciar um negócio”, explica Alzenir Porto.

80,59% são enquadradas como microempresas

Com relação ao porte das empresas, 80,59% são enquadradas como microempresas (ME); 12,59% empresas de pequeno porte e 6,82% demais empresas não enquadradas no Simples Nacional.

As atividades econômicas que mais registraram empresas, segundo levantamento da Jucepi, foram comércio (3.464); saúde humana e serviços sociais (889); atividades profissionais, científicas e técnicas (629); construção (412); e atividades administrativas e serviços (392).

Na Jucepi, o processo de abertura de empresa é 100% on-line no site www.piauidigital.pi.gov.br. Pelo site, o empreendedor tem desde a abertura, alteração e baixa da empresa, a certidões, cópias de documentos, escrituração de livros contábeis, licenciamentos e uma dezena de serviços da Junta Comercial pela internet.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES