Piauí deve crescer 7% em 2010

De acordo com o secretário, a meta do PIB para 2010 é chegar à porcentagem de 7%

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de ter sofrido os reflexos da crise econômica mundial, o Piauí deverá registrar um crescimento de 4% na economia em 2009. A avaliação é do secretário estadual de Planejamento, Sérgio Miranda. Segundo ele, a aposta é que o PIB (Produto Interno Bruto) do Estado ultrapasse a média da economia nacional e nordestina, que aponta um crescimento de cerca de 0,5% a 1%. ?Tivemos um crescimento forte das receitas próprias, mostrando que a economia piauiense demonstrou vitalidade mesmo em um ano de crise?, pontua Miranda.

De acordo com o secretário, a meta do PIB para 2010 é chegar à porcentagem de 7%, ultrapassando o valor estimado de crescimento para o Brasil, de 5%. ?Está havendo uma forte injeção de recursos públicos do Governo do Estado, favorecendo uma dinâmica importante da economia local. A própria iniciativa privada está coroando isso e investindo no Piauí, tanto grupos locais como de fora do Estado?, avalia, destacando que esse crescimento também é consequência do aumento na renda do piauiense que, para Sérgio, cresceu significativa nos últimos 8 anos.

Os dados oficiais de 2009, calculados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatíctica), só serão conhecidos oficialmente em 2011. Apesar da defasagem, Sérgio Miranda explica que o Estado calcula a estimativa com indicadores próprios, como o crescimento no número de empresas e consumo de mercadorias como o cimento, que demonstram a dinâmica positiva dos programas habitacionais do Governo Federal, e de energia elétrica.

?Certamente teremos desempenho acima da média nacional e da média nordestina, mantendo a tragetória construída desde 2003. Acreditamos que 2007 seja um ponto fora da curva, um ano atípico?, diz, referindo-se à última medição do IBGE do PIB no Estado.

O último PIB do Estado divulgado, referente ao ano de 2007, foi 2%. O valor será reavaliado pelo IBGE a pedido do governador Wellington Dias, que acredita ter havido um crescimento maior no Piauí. Os números da Fundação Cepro apontam que o PIB piauiense dobrou nos últimos anos. Em 2002 era de R$ 7,425 bilhões enquanto em 2008 chegou a R$ 14,915 bilhões, totalizando um aumento real de 5,52%.

Os setores que mais cresceram, segundo o órgão, foram a Indústria (12,33%), Serviços (4,19%), e Agropecuária (2,55%).

O Estado ainda possui uma participação pequena no PIB nacional, de 0,53%, ocupando a 23ª colocação em todo o país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES