PI é o Estado que terá maior crescimento econômico no NE

Em 2011, a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste cresça a uma média de 5,25%

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é o Estado do Nordeste que terá o maior crescimento econômico no próximo ano, segundo projeção realizada pela Datamérica, empresa de consultoria de Pernambuco. Segudno as projeções, o Nordeste manterá um crescimento acima da média nacional, com destaque para o Piauí.

Em 2011, a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste cresça a uma média de 5,25%, acima dos 4,5% projetados para o Brasil. Segundo ainda a Datamérica, o Piauí será o Estado que mais vai crescer, chegando a um aumento do PIB de 5,8%. Os dados foram publicados hoje (26/08) pelo Valor Econômico, mais importante jornal de economia do Brasil.

Ainda de acordo com a matéria do Valor Econômico, o principal motor da economia piauiense será o agronegócio. Essa atividade vem registrando crescimento constante no estado, diante da chegada de investidores de outros locais do país e da implantação de infra-estrutura - estradas e energia - sobretudo na região dos cerrados.

Impulso já em 2010

As projeções da Datamérica são muito positivas já para este ano. Nem mesmo as enchentes em Pernambuco e Alagoas vão comprometer o desempenho do Nordeste, que ficará mais uma vez acima da média nacional.

Este ano, o impulso na economia nordestina está se dando especialmente pelo crescimento do consumo, através da inclusão de importantes segmentos populacionais. Com isso, o PIB da região irá crescer 7,7%, contra 7,1% esperados pelo mercado para o Brasil.

De acordo com Alexandre Rands, da Datamétrica, os estragos causados pelas enchentes não comprometeram significativamente a produção de cana-de-açúcar, principal atividade das regiões atingidas. "Se houver algum impacto sobre o PIB, será residual, mas acredito que não vai ter."

Enquanto isso, o crescimento do consumo no Nordeste segue forte, refletindo o peso do programa Bolsa Família, bem como a maior oferta de crédito e o aumento do salário mínimo. Durante o primeiro quadrimestre deste ano, por exemplo, as vendas do varejo do Nordeste cresceram 13,12% sobre o mesmo período de 2009, com todos os Estados da região apresentando desempenho superior à média nacional.

O mesmo deverá acontecer com o PIB. Segundo Rands, todos os Estados nordestinos crescerão mais do que o Brasil, o que não acontecia nos anos anteriores. Para o ano que vem, a expectativa é que o Piauí lidere o crescimento na região, com 5,8%, turbinado pelo agronegócio.

O economista também chamou a atenção para uma tendência de redução nas distorções entre os desempenhos dos PIBs da região. Segundo cálculos da Datamétrica, a diferença entre o menor e o maior crescimento em 2010 será de apenas 0,79 ponto percentual.

Isso pode ser explicado, segundo Rands, pelo fato de o consumo das classes C e D do Nordeste, que é o que mais cresce, ser abastecido prioritariamente por uma produção local, de pequeno porte. "O valor adicionado local cresceu muito nos últimos anos e foi um fator importante nesse equilíbrio", explicou o economista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES