Piauí é terceiro do Nordeste em ocupação de hotéis em julho, diz ABIH

Piauí é o terceiro estado do Nordeste em ocupação hoteleira, com 69%, ficando praticamente empatado com Pernambuco e Ceará, com 70%.

Rede hoteleira do Piauí | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) fez levantamento que aponta a expectativa de ocupação dos meios de hospedagem durante as férias de julho e na região Nordeste, o Piauí está na terceira posição com 69% em ocupação da rede hoteleira, ficando atrás apenas de Pernambuco e Ceará, que têm 70%.

De acordo com o presidente da entidade, Manoel Linhares, os números apurados confirmaram a continuidade da recuperação do setor que apresentou bons resultados em todas as regiões. 

“Estamos vendo bons índices de ocupação em todo o país. Nossa expectativa agora é que a procura por hospedagem permaneça em alta até o final do ano”, afirmou o presidente da entidade.

Na região Nordeste, os estados de Pernambuco e Ceará lideram com cerca de 70% de ocupação, seguidos de perto pelo Piauí, com 69%, Paraíba, com 68%, Alagoas, com 67%, e Bahia, com 65%. No Maranhão, a expectativa é atingir 63%, Rio Grande do Norte 52% e Sergipe 42%.

Piauí aparece em terceiro lugar em ocupação da rede hoteleira (Raíssa Morais)Minas lidera no Sudeste

No Sudeste, as cidades históricas de Minas devem chegar a 85%, enquanto Belo Horizonte tem previsão de ter 65% dos seus quartos ocupados. Em São Paulo, a ocupação média, no interior do estado, fica na casa dos 80%. Já nos destinos do litoral, a taxa presumida oscila entre 40% e 45%. No Rio de Janeiro, o índice ficará em torno de 70%, enquanto no Espírito Santo, 65%.

Gramado e Bento Gonçalves são destaques

Gramado e Bento Gonçalves são os destaques nessa época do ano no Rio Grande do Sul, ambas devendo chegar até o final das férias com média de 80% de ocupação, enquanto na capital, Porto Alegre, a expectativa é que esse índice fique em torno de 50%. Já no Paraná, segundo a pesquisa, a ocupação deve chegar a 75% nas cidades turísticas.

Caldas Novas e Aruanã têm 100% de ocupação

No Centro-Oeste, destinos tradicionais nessa época do ano, Caldas Novas e Aruanã, em Goiás, estão com 100% de ocupação. Pirenópolis deve alcançar 80% no período. Em Goiânia, os números estão em torno de 60%, estimulados principalmente pelo turismo de compras e de negócios. Mato Grosso e Tocantins, com 65%, Distrito Federal com 55%, Mato Grosso do Sul, com 50%, completam o cenário da região. 

Acre é destaque no Norte

Nos estados do Norte, o destaque fica para o Acre, com 70%, seguidos pelo Amapá e Pará, com 65% dos quartos comercializados no período.

“Precisamos aproveitar esse momento de crescimento nos índices de ocupação hoteleira pelo país, quando fica evidente a importância econômica do setor, para junto com as autoridades em todos nos níveis - municipal, estadual e federal - trabalharmos para encaminhar diversas questões para que o turismo possa ter melhores condições de desenvolver suas enormes potencialidades no Brasil”, completou Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES