Piauí registra crescimento de 15% na receita corrente; confira dados!

Pará, Santa Catarina e Tocantins lideraram o ranking de estados com maiores crescimentos em suas receitas correntes em relação ao mesmo período de 2021.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí registrou alta de 15% na receita corrente em 2022, de acordo com dados do Relatório Resumido de Execução Orçamentária divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional. A receita corrente do estado subiu de R$ 13,64 bilhões para R$ 15,75 bilhões no período.

Pará, Santa Catarina e Tocantins lideraram o ranking de estados com maiores crescimentos em suas receitas correntes em relação ao mesmo período de 2021. No entanto, Roraima, Rondônia e Ceará tiveram o maior crescimento de despesas correntes.

Outro indicador importante da saúde fiscal dos estados é a poupança corrente, que indica a autonomia para realizar investimentos com recursos próprios. Mato Grosso e Espírito Santo alcançaram os maiores percentuais de poupança corrente em relação à Receita Corrente Líquida (RCL) em 2022, o que refletiu em maiores percentuais de investimentos em relação à Receita Total.

Por outro lado, o Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte apresentaram os menores percentuais de investimentos em relação à Receita Total, comprometendo a capacidade de investimento desses estados. O Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul são os estados que apresentam o maior percentual de despesas de pessoal em relação à RT, o que agrava a situação.

O RREO em Foco - Estados e DF é uma publicação bimestral que apresenta as informações fiscais consolidadas de cada ente da Federação. O relatório reúne as informações da execução orçamentária de todos os poderes, incluindo o Ministério Público e a Defensoria Pública, e contempla as esferas Federal, Estadual, Distrital e Municipal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES