Piauí tem dependência de transferências da União abaixo de 50%

Os dados da Secretaria do Tesouro Nacional revelaram que 51% da receita corrente total do Estado corresponderam a receitas próprias.

Piauí tem dependência da União abaixo de 50% | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Balanço divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) na quinta-feira, 20 de outubro, referente ao quarto bimestre do ano (ou seja, julho e agosto), aponta que o Piauí manteve um grau de dependência financeira da União abaixo de 50%. Os dados da Secretaria do Tesouro Nacional revelaram que 51% da receita corrente total do Estado corresponderam a receitas próprias, enquanto 49% vieram de transferências.

Com os novos indicadores, o Piauí hoje já é menos dependente da União do que uma série de Estados, como Amapá, Roraima, Acre, Tocantins, Maranhão, Sergipe e Alagoas. A Paraíba possui o mesmo grau de dependência do Piauí. No Amapá e Acre, por exemplo, 70% da Receita Corrente Total foi atribuída a transferências correntes. Ou seja, a cada R$ 10, R$ 7 não foram de receitas próprias do Estado. No Nordeste, Bahia é o ente menos dependente.

Piauí tem reduzido a dependência das transferências da União (Foto: Shuterstock)Cabe indicar que o Relatório Resumido da Execução Orçamentária de Estados e Distrito Federal (RREO em Foco) referem-se ao quarto bimestre de 2022. O documento traz informações fiscais consolidadas do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública desses entes da Federação.

Nesse sentido, os dados do "RREO em Foco" são declarados pelos próprios Estados. Por isso, diferenciam-se das estatísticas anuais que já vêm sendo publicadas pelo Tesouro conforme o Programa de Ajuste Fiscal (PAF). Com a implantação da Matriz de Saldos Contábeis a partir de janeiro de 2018, a tendência é que haja informações cada vez mais fidedignas e que esses dois boletins convirjam no futuro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES