Piauienses tem o sonho de montar o próprio negócio, diz levantamento

Somente no primeiro trimestre deste ano, foram abertas 4,2 mil empresas, de acordo com a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mesmo com o cenário econômico do país em crise, o piauiense ainda aposta na montagem do próprio negócio para subir na vida. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram abertas 4,2 mil empresas, de acordo com o levantamento realizado pela Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi).

Esse número expressivo reflete os resultados da pesquisa internacional realizada pela Global Entrepreneurship Monitor, GEM 2014, da qual a região Nordeste do Brasil foi considerada a mais empreendedora, atingindo 36,4%, o que corresponde a 12,6 milhões de empreendedores, acima, inclusive, da média nacional, que alcançou 34,5%.

Para a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, antigamente o Piauí era visto como um Estado pobre, que não suportava um grande investimento, possuía uma renda per capita muito pequena e não comportava vários negócios do mesmo ramo. Entretanto, os dados demonstram a confiança do empresariado sobre a economia do Estado, por isso continuam investindo.

“Hoje as pessoas estão vendo o contrário do que elas pensavam, exemplo disso é que no momento da abertura dos shoppings e agora com o terceiro, várias empresas de grande e médio porte começaram a se instalar.

Podemos ver, principalmente, a abertura das micro e pequenas empresas que estão segurando a economia do país nesse momento. São esses pequenos negócios que mais estão empregando e são os que menos estão demitindo.

No nosso balanço podemos perceber que cerca de 85% das novas empresas foram abertas por microempreendedores individuais e empresários”, revela.

Um dos motivos para o Piauí estar se destacando no empreendedorismo são as vantagens que os microempreendedores possuem. Nos últimos anos, o Governo Federal decidiu facilitar o investimento de quem possui pequenos negócios, pois antes esse empresário teria que parar de crescer para não ultrapassar o valor do faturamento da categoria e pagar mais impostos.

Agora, o Simples Nacional foi reformulado para o Bem Mais Simples, para que os microempresários pudessem crescer sem medo.

Outro motivo é a instalação do projeto Redesim, através do Sistema Integrar, que serve para consultar processos de criação para novas empresas no Estado.

O Redesim faz parte de avanços administrativos, que permite, de maneira eletrônica, a consulta de processos dos órgãos interessados e ainda do próprio público, facilitando assim, a abertura de empresas.

“Hoje, você já consegue abrir uma empresa, que depende da Junta Comercial, em três a quatro dias. Agora, além da Junta, a pessoa deve passar por outros locais, como na Prefeitura, na Receita e outros.

Então o sistema que está sendo proposto vai concentrar tudo aqui, para que ela seja, exatamente, a porta de entrada. Uma vez que todos os parceiros se aliando, as pessoas virão e cumprirão de uma vez só todas as exigências”, esclarece Alzenir Porto.

Ainda segundo a presidente, o novo sistema dá agilidade tanto em relação à formação da empresa quanto a análise e julgamentos dos processos. “No passado cada um preparava de forma diferente e chegava até aqui, alguns faltando algum documento.

Era bem demorado, porque se tinha que analisar sob a ótica de cada órgão. Com o novo sistema não tem essa dificuldade, é o mesmo para todos, e já estão de acordo com a lei”, finaliza.

50% das novas empresas estão em Teresina

O levantamento feito pela Jucepi ainda revelou que mais de 50% das novas empresas foram constituídas na cidade de Teresina. No interior do Estado, nove municípios se destacaram na quantidade de empresas, dentre elas, Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri.

As atividades econômicas registradas são comércio e serviços, como destaque para o varejo de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios (minimercados, mercearias e armazéns), artigos do vestuário e acessórios, cabeleireiros, materiais de construção em geral, restaurantes, dentre outros.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES