PIB foi “satisfatório” e economia já cresce mais, diz Mantega

ubida dos juros e crise desaceleraram economia no ano passado, explicou.

Avalie a matéria:
Guido Mantega, | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta terça-feira (6) que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) registrado em 2011, de 2,7%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é "satisfatório", visto que, segundo ele, foram gerados quase dois milhões de empregos formais no ano passado.

Ele lembrou que o resultado do PIB de 2011 também é fruto da ação do próprio governo federal para conter a inflação, por meio de medidas macroprudenciais tomadas em dezembro de 2010 e subida dos juros no primeiro semestre do ano passado. Mesmo com essas medidas, o IPCA somou 6,50% em 2011 - no teto do sistema de metas e a maior taxa anual desde 2004.

"O que nos levou a este resultado em 2011 foi um ajuste que foi feito principalmente no primeiro semestre de redução do ritmo de crescimento, que vinha muito forte em 2010. Foi diminuindo o ritmo, principalmente porque havia uma inflação mundial que corria o risco de contaminar o Brasil. Foi uma política de controle da inflação no primeiro semestre", declarou ele.

Além disso, Mantega avaliou que a deterioração da crise internacional pegou o governo brasileiro de surpresa. "Não contávamos com o agravamento da crise internacional. Se não tivesse havido agravamento da crise, crescimento seria mais perto de 4% do que de 3%. Tem um peso grande a deterioração da economia mundial no segundo semestre", declarou ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES