PIB deve crescer entre 0,5% e 1% este ano

Fundo garantidor de crédito deve ser anunciado na próxima semana

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou nesta sexta-feira (31) que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer entre 0,5% e 1% este ano. Ele acredita em um resultado mais próximo de 1%. "A economia está indo bem, em plena recuperação, e o país voltou a crescer", disse. Coutinho afirmou ainda que o fundo garantidor de crédito para micro e pequenas empresas, que será dirigido pelo BNDES, deve ser anunciado na próxima semana.

O fundo começará com R$ 700 milhões, montante que, segundo Coutinho, deve ser suficiente para atender às demandas dos empresários até o fim do ano. "O fundo receberá aportes do governo ao longo do tempo e contará com a participação dos bancos comerciais", explicou. O executivo ressaltou que o governo deve criar dois fundos garantidores de crédito, cada um com capacidade de financiamento próxima a R$ 4 bilhões.

Bancos

O presidente do BNDES também exortou os bancos comerciais a aumentarem a concessão de crédito para empresas, especialmente as micro e pequenas. "Os bancos estão ultracapitalizados, sólidos e têm condições de aumentar a concessão de crédito do país", comentou. "A economia brasileira está bem, voltou a crescer rapidamente, tem boas perspectivas de expansão de longo prazo e a inadimplência deve cair. Portanto, há condições favoráveis para o aumento do crédito do país".

Na avaliação de Coutinho, na medida em que os juros reais estão próximos a um nível de 4,5% ao ano e ainda podem baixar mais, o Brasil consolida uma posição mais próxima das taxas praticadas no exterior. "E os juros mais baixos vieram para ficar", afirmou. Segundo ele, o país entrou em um novo ciclo de desenvolvimento, marcado por inflação sob controle, equilíbrio das contas públicas, contas externas sólidas e juros reais baixos.

Porém, ele avalia que os bancos comerciais podem colaborar mais nesse novo processo de desenvolvimento do país com a redução dos spreads (diferença entre o custo pago pelo banco para captar recursos e o juro que ele cobra dos clientes), que vêm caindo, mas ainda estão elevados. O presidente do BNDES destacou que o crédito é essencial para os investimentos, que são o principal elemento para gerar empregos, elevar a produção e aumentar a renda da população.

O presidente do BNDES elogiou a condução da política monetária pelo Banco Central (BC) que, para ele, está atuando de forma exemplar. "Os juros só podem cair quando há controle da inflação e, nessa questão, o BC está atuando de forma muito competente", afirmou. O presidente do BNDES participa hoje do seminário ABC do Desenvolvimento e do Crédito, que acontece em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES