PIB do Brasil é revisto e previsão de crescimento passa de 1,6% para 1,9%

Projeção de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também foi revisada, passando de 5,31% para 5,58%.

PIB do Brasil é revisto | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda divulgou nesta terça-feira (23) o Boletim Macrofiscal, no qual foram anunciadas revisões nas projeções econômicas do Brasil. De acordo com o relatório, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2023 foi elevada de 1,6% para 1,9%. Além disso, houve um aumento na projeção da inflação.

A revisão positiva na projeção do PIB é atribuída ao aumento do crescimento esperado para este ano, que tem se refletido nos indicadores econômicos divulgados até o primeiro trimestre e o início do segundo trimestre. Em particular, o setor agropecuário teve sua projeção de crescimento revisada de 10,4% para 11%. Já a projeção de crescimento para a indústria passou de 0,4% para 0,5%, enquanto para o setor de serviços aumentou de 0,9% para 1,3%.

No entanto, a projeção de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também foi revisada, passando de 5,31% para 5,58%. Essa estimativa continua acima da meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,25%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

A revisão na projeção do IPCA foi influenciada principalmente pela mudança na alíquota do ICMS sobre a gasolina e pelos reajustes previstos para jogos de azar e plano de saúde. Esses impactos não foram totalmente compensados pela redução anunciada no preço da gasolina, que não acompanhou a queda nos preços internacionais do petróleo.

Além disso, o Boletim Macrofiscal também apresentou outras atualizações. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)utilizado para o cálculo do salário mínimo e ajuste de aposentadorias, foi revisada para uma variação de 5,34% neste ano. Já a projeção do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), que engloba o setor atacadista, custo da construção civil e consumidor final, foi reduzida de 3,85% para 2,06%.

Em relação às contas públicas, a projeção do déficit primário do governo, que representa o resultado negativo sem os juros da dívida pública, passou de R$ 99,01 bilhões para R$ 100,67 bilhões. Esse valor leva em consideração as medidas fiscais anunciadas em janeiro. Quanto à Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG), que é um indicador importante para comparar o endividamento dos países, a projeção foi ligeiramente reduzida, de 77,6% para 77,09% do PIB.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES