PIB dos EUA em 2010 é o maior em 5 anos

Alta é a maior desde 2005, quando economia do país cresceu 3,1%.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A economia dos Estados Unidos encerrou o ano de 2010 com expansão de 2,9% na comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Departamento de Comércio do país. Em 2009, o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA havia registrado contração de 2,6%.

A expansão anual é a maior desde 2005, quando a economia do país cresceu 3,1%. Os dados divulgados nesta sexta são uma estimativa preliminar e ainda passarão por duas revisões.

A alta do PIB em 2010 reflete principalmente contribuições positivas de investimentos privados, exportações, consumo pessoal, investimentos não residenciais e gastos do governo. Mas as importações, que refletem negativamente sobre o PIB, também cresceram.

4º Trimestre

No último trimestre do ano passado, a expansão da economia foi de 3,2%, em termos anualizados, frente aos três meses anteriores. No terceiro trimestre, a alta ficara em 2,6%.

O destaque ficou com a retomada do gasto do consumidor, que aumentou a uma taxa anualizada de 4,4% nos três meses até dezembro, a melhor leitura em pelo menos quatro anos.

Custo da mão de obra

Também nesta sexta, o Departamento do Trabalho informou que o custo da mão de obra nos Estados Unidos cresceu 0,4% no quarto trimestre. Os salários subiram 0,4% no período e os custos dos benefícios também aumentaram 0,4% em relação ao trimestre anterior.

Na comparação com o quarto trimestre de 2009, os custos de mão de obra subiram 2%, um dos menores ganhos anuais desde que a série histórica começou, em 1982. Os custos dos benefícios continuaram a subir mais rapidamente que os custos dos salários, crescendo 2,9% em base anual.

O único ano em que os custos do salários subiram em um ritmo menor foi o de 2009, quando houve alta de 1,4%. Na época, o desemprego elevado causado pela recessão deixou os trabalhadores com pouco poder de barganha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES