Piso de comerciários do Piauí é um dos maiores do Nordeste

Essa foi a média recebida pelos trabalhadores em 2007.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o salário médio pago pelo comércio aos trabalhadores ficou menor de 2007 para 2010. 1,9 salário mínimo. Essa foi a média recebida pelos trabalhadores em 2007. Ao contrário do que se pensa, de acordo com informações do Sindicato dos Comerciários, esta realidade não foi registrada aqui na capital.

Edinan Coutinho, advogada do Sindicato, esclarece que a taxa salarial dos comerciários não sofreu nenhuma queda até agora. ?Nós não registramos baixas até agora, ao contrário, o nosso piso é um dos maiores do Nordeste, registrado em R$702,00, bem superior à média salarial?, explica.

A advogada ainda acredita que este piso só nos convida a percebermos nossa realidade econômica local. ?Levando em consideração que o nosso estado é o 3º maior em empregabilidade, constatamos que temos uma responsabilidade muito grande quanto à geração de mais oportunidades e salários mais justos aos nossos trabalhadores?, esclarece.

Para Edinan, os motivos que confirmam esse registro na capital, seriam o crescimento de possibilidades no setor do comércio e as políticas públicas direcionadas a este setor. ?Essas políticas tem tido bastante relevância em Teresina, já que constatamos aqui ainda uma informalidade muito grande?, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES