PIX terá pagamento parecido com boleto bancário a partir de maio

O BC também aprovou que recursos recebidos do benefício do Auxílio Emergencial 2021 poderão ser movimentáveis por PIX

pix | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Central anunciou, nesta quinta -feira (22/4), que um serviço de cobrança parecido com o boleto bancário começará a funcionar no Pix a partir do dia 14 de maio. Nomeado de PIX Cobrança, o dispositivo permitirá que prestadores de serviço emitam um QR Code para receber pagamentos instantâneos.

Isso facilitaria até mesmo o uso da ferramenta em pontos de venda e comércios eletrônicos.

Outra novidade é o PIX Agendado, que será de oferta obrigatória a partir do dia 1º de setembro por parte das instituições financeiras e de pagamentos participantes do PIX. Antes, a disponibilidade da ferramenta era facultativa.

O PIX Agendado permite o usuário pagador agendar um PIX para uma data futura. “Tal medida visa ampliar ainda mais a comodidade dos pagadores, garantindo, que todos os usuários, independente da instituição que possuem conta, possam agendar um PIX “, justificou o BC.

Nesse sentido, a regra estabelece que as instituições participantes do PIX que não conseguirem proporcionar a experiência completa de pagamento (leitura do QR Code e pagamento em data futura) no período de 14 de maio a 30 de junho, terão que, no mínimo, possibilitar a leitura e o pagamento na data da leitura do QR Code, com todos os encargos e abatimentos calculados corretamente.

“Esse é um período transitório, que dá as instituições um tempo adicional para finalizar as adequações nos sistemas. A partir de 1º de julho todos os participantes precisam ser capazes de fazer a leitura do QR Code e possibilitar o pagamento do QR Code para data futura”, afirmou a autarquia.

Pix terá pagamento agendado 

Auxílio emergencial

Por fim, foi aprovada a medida que garante que a partir de 30 de abril, recursos recebidos do benefício do auxílio emergencial 2021 poderão ser movimentáveis por PIX. A única exceção se dará para os casos de transferência para conta de mesma titularidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES