PF faz operação contra ex-diretores do Panamericano

Serão cumpridos nove mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira.

Panamericano | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (16) uma operação contra os principais ex-diretores estatutários do banco Panamericano, em São Paulo. Não foram divulgados os nomes.

Serão cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas residências expedidos pelo juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Fausto de Sanctis, em uma nova fase das investigações, segundo informou a PF, por meio de nota.

A decisão foi tomada, segundo a Polícia Federal, após o recebimento e a análise da documentação produzida pelo Banco Central.

"Acredita-se que ainda possam ser encontrados indícios dos crimes financeiros apontados pelo BACEN, provas da autoria e, também, documentos que levem ao rastreamento da quantia bilionária supostamente desviada do banco", diz a PF, em nota.

De acordo com a Polícia Federal, os principais crimes investigados são gestão fraudulenta, indução de investidor em erro, inserção de elemento falso em demonstrativos contábeis, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. As penas somadas podem chegar a 37 anos de cadeia.

O que aconteceu

No início de novembro, teve início o escândalo contábil do Banco Panamericano, que afetaria as operações do Grupo Silvio Santos. No dia 9 de novembro, a instituição disse que receberia um aporte de R$ 2,5 bilhões de seu principal controlador, o Grupo Silvio Santos. Os recursos foram obtidos junto ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC), tendo os bens do grupo como garantia.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários, o Panamericano informou que o objetivo do aporte era ?restabelecer o pleno equilíbrio patrimonial e ampliar a liquidez operacional da instituição, de modo a preservar o atual nível de capitalização, em virtude de terem sido constatadas inconsistências contábeis que não permitem que as demonstrações financeiras reflitam a real situação patrimonial da entidade?.

Silvio Santos terá dez anos para pagar o empréstimo, sem juros, só com correção monetária. Ele deverá começar a quitar apenas daqui a três anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES