Por tensão com a Ucrânia, Bolsa russa dá maior tombo desde a crise de 2008

Perante os desenvolvimentos da tensão geopolítica entre Ucrânia, Rússia e EUA, os principais índices bolsistas tombaram e a moeda nacional desvalorizou.

Bolsa russa dá maior tombo desde a crise de 2008 | RIA Novosti via Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As bolsas europeias pintaram-se de vermelho perante os desenvolvimentos da crise ucraniana, depois do Kremlin ter defraudado as expectativas sobre um encontro entre Vladimir Putin e Joe Biden. As ações russas deram o maior tombo desde a crise financeira de 2008. Por sua vez, o rublo desvalorizou cerca de 3%.

O principal índice russo, o Moex, chegou a tombar 14% durante a sessão para os 116,41 pontos, tendo, entretanto, aliviado para 119,65 pontos, renovando mínimos de 2008. Desde o início do ano, já acumula uma perda de 19,81%.

Já o RTS Index, que reúne as 50 maiores empresas russas, desvalorizou 13,21% para 1.207,50 pontos. Entre as cotadas com mais peso, a Gazprom cede 13%, enquanto a petrolífera Rosneft afunda mais de 16%.

Apesar disso, o ETF (exchange traded fund) Van Eck Russia, que negoceia nos EUA e replica os principais títulos russos, viu o fluxo de fundos aumentar a meio do dia, estando a caminho do melhor desempenho mensal desde 2020.

O ETF recebeu novas entradas de capital de 102 milhões de dólares durante o dia, como não era visto desde 2020, de acordo com os dados da Bloomberg. Esta tendência poderá estar a ser influenciada pelo efeito cambial, conjugado com a menor liquidez no mercado norte-americano onde as principais bolsas estão fechadas em observância do aniversário de George Washington.

Putin alimenta o conflito ao reconhecer territórios como independentes (Foto: RIA Novosti via Twitter)"O par cambial USDRUB caiu mais de 3% durante a sessão, à medida que a aversão ao risco aumenta. Os mercados aguardam a decisão final se a Rússia irá reconhecer oficialmente a independência das repúblicas separatistas", explicam os analistas da XTB. "O par USDRUB quebrou acima da resistência marcada pelos 77,85 que coincide com os níveis de Fibonacci nos 23,6%. O par aproxima-se da marca dos 80,00, que coincide com o limite superior da estrutura 1:1", acrescenta a corretora.

O mundo acordou esta segunda-feira com a perspetiva de um encontro entre Vladimir Putin e Joe Biden, mas o Kremlin já afirmou que "ainda é prematuro falar de planos [para este encontro entre os dois chefes de Estado]". Além disso, Moscow informou que matou "cinco sabotadores" e destruiu "dois veículos blindados russos que cruzaram o território russo".

Ainda esta noite o presidente russo irá falar em direto na televisão, anunciando se reconhece ou não Luhansk e Donetsk como independentes. Como sublinha a XTB, "Muitos especialistas acreditam que as regiões serão reconhecidas como independentes". Entretanto, o governo da Ucrânia pediu uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU, que inclui a Rússia. Com informações do Jornal de Negócios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES