Poupança teve 2° pior rendimento em 10 anos

A rentabilidade anual da aplicação no ano passado ficou em 7,9%,

Poupança | Divulgacao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A poupança teve em 2008 seu segundo pior rendimento em dez anos, de acordo com estudo divulgado nesta sexta-feira (9) pela consultoria Economatica.

Segundo o trabalho da empresa, a rentabilidade anual da aplicação no ano passado ficou em 7,9%, superior apenas aos 7,7% que haviam sido registrados em 2007. No período de dez anos analisado pela empresa, o ano onde a poupança teve melhor resultado foi em 1999, com retorno anual de 12,7%.

Inflação descontada

Quando se desconta do resultado a inflação oficial de 2008 ? 5,9%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, o quadro muda de figura. Levando em consideração esse critério, o ganho real da poupança foi de 1,8% em 2008, o pior em quatro anos, desde os 0,4% anuais de 2006.

Segundo o levantamento da Economatica, dentro do período de dez anos o pior rendimento com desconto da inflação foi em 2002, quando a aplicação perdeu 2,9% de valor. Já a melhor rentabilidade foi apurada para o ano de 2006, quando a poupança teve rendimento anual de 5,1%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES