Prates: Bolsonaro preparava venda da Petrobras e fazê-la desaparecer em 15 anos

Petrobras vendeu mais de R$ 280,4 bilhões em ativos entre 2015 e 2022.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras | Tomaz Silva/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, anunciou, nesta quarta-feira, 19, queda de 7,1% nos preços do gás natural. Hoje também, ele fez críticas à política de desinvestimento da empresa durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo Prates, essa política está levando a estatal ao caminho da venda e, posteriormente, ao desaparecimento por falta de investimentos na transição energética. A empresa estava pronta para comercialização e, posterior, desaparecimento.

"Ao se preparar para vender, as teses eram a rentabilidade altíssima de curto prazo, sem necessariamente mostrar o que a empresa seria em dez anos. Como aquela toada foi interrompida, as pessoas não percebem isso, mas o ponto futuro era não estar mais no Norte do país, na Amazônia, não estar mais no Nordeste at all [de maneira alguma], nem em refino nem produção, não estar mais em Minas nem no Sul", afirmou Prates em encontro com jornalistas, no Rio.

Ele acrescentou ainda que nesse cenário, "teríamos a Petrossudeste, com alguns campos do pré-sal produzindo para quatro ou cinco refinarias no Sudeste, enquanto todo o resto seria vendido e as operações internacionais seriam descontinuadas. Seria uma operação altamente lucrativa, mas com um horizonte operacional muito curto. A longo prazo, a empresa se tornaria semelhante a uma companhia independente do Texas, pronta para ser vendida para uma empresa maior ou desaparecer por falta de transição energética."

De acordo com o Observatório Social do Petróleo, ligado à Federação Nacional dos Petroleiros, a Petrobras vendeu mais de R$ 280,4 bilhões em ativos entre 2015 e 2022.

Durante o encontro com jornalistas, a Petrobras anunciou uma queda de 7,1% no preço do gás natural comercializado por suas refinarias. Além disso, indicou que a política de dividendos elevados, característica da gestão anterior, será alterada no segundo trimestre deste ano. Quanto ao futuro da Braskem, petroquímica na qual a Petrobras é sócia da Novonor (antiga Odebrecht), a estatal afirmou que não haverá uma resolução rápida, já que não existem propostas firmes e o processo de análise da empresa pode levar de seis meses a um ano.

Em relação às quedas sucessivas nos preços dos combustíveis nas refinarias este ano (diesel -32,7%, gasolina -18,2%, gás de cozinha -24,7%), Prates negou que elas tenham sido motivadas apenas por critérios políticos. Ele afirmou que a promessa feita por Lula durante a campanha eleitoral do ano passado de "abrasileirar" os preços, ou seja, acabar com a paridade internacional, é possível devido às vantagens competitivas da Petrobras. Prates destacou o modelo de otimização da empresa, que considera diferentes refinarias e tipos de petróleo, garantindo a entrega e o preço de cada produto em cada mercado. Em relação ao mercado financeiro, as ações da Petrobras registraram uma queda de 0,7% por volta das 14h25.

Prates afirmou ainda que a política de preços da estatatal, denominada de nova estratégia comercial, começou a surgir efeito e não inspira temores, pois não é interventiva e é boa para o País.

“Abrasileirar os preços é considerar parâmetros do Brasil na formação dos preços. Da nossa parte, esses parâmetros brasileiros são a própria Petrobras, que produz aqui, entrega aqui e tem vantagens aqui. Não fazia sentido a gente se igualar a quem importa de qualquer lugar, o que não quer dizer que o mercado não é competitivo, tanto é, que hoje a gente compete com qualquer refinaria do mundo. E qualquer refinaria do mundo tem direito de trazer produto para dentro do Brasil para vender para qualquer pessoa daqui”, declarou Prates.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES