Receita começou a receber declarações do IR 2014 hoje

No Piauí, a expectativa é que Receita Federal receba cerca de 200 mil declarações

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Receita Federal começou a receber nesta quinta-feira (6) a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014, ano-base 2013. O prazo vai até o dia 30 de abril deste ano, e quem perder está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.

No Piauí, a expectativa é que Receita Federal receba cerca de 200 mil declarações. Em todo Brasil, são esperadas 27 milhões de declarações até o dia 30 de abril, quando se encerra a temporada de entrega do IR. A multa mínima para quem não enviar é de R$ 165.

Como em anos anteriores, os contribuintes que enviarem logo no início receberão a restituição nos primeiros lotes, salvo inconsistências, erros ou omissões no preenchimento. "A Receita faz o pagamento da restituição em sete lotes mensais e o primeiro lote normalmente é liberado em junho.

Os contribuintes que declararem logo nos primeiros dias deverão receber a restituição mais cedo", explica o delegado da Receita Federal em Teresina, Gildásio Barbosa Rêgo, ao lembrar que os idosos com mais de 60 anos de idade têm prioridade, obedecendo ao Estatuto do Idoso.

A entrega da declaração deve ser feita pela internet, com o programa baixado da página www.receita.fazenda.gov.br, ou por meio de dispositivos móveis tablets e smartphones para sistemas operacionais Android e iOS (Apple). Este ano, a Receita não receberá mais documentos em disquetes, que eram entregues no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.

O programa está disponível para download desde o dia 26 de fevereiro. Os interessados em baixá-lo devem acessar o site receita.fazenda.gov.br e baixar o software. Nas plataformas especiais para tablets e smartphones apenas contribuintes com perfis específicos podem se habilitar.

"O download do aplicativo para os dispositivos móveis estão disponíveis hoje, quando começa a entrega do IR", acrescenta o delegado. A declaração, nesses dispositivos, deverá ser feita usando o aplicativo "m-IRPF".

Modelo pré-preenchido de declaração - Outra novidade é que a Receita Federal disponibilizará ao contribuinte um arquivo que deverá ser importado no Programa Gerador da Declaração IRPF 2014 (PGD 2014). Esse arquivo terá algumas informações relativas a rendimentos, deduções, bens, direitos e dívidas e ônus reais.

Trata-se da DIRPF Pré-preenchida, disponível para download no Portal e-CAC. Esse modelo de declaração pré-preenchida já é adotado em outros países, como na Espanha, e funciona por meio do cruzamento de dados prestados pelas empresas contratantes.

"A DIRPF Pré-preenchida para é para os contribuintes que possuem certificação digital ou para representantes com procuração eletrônica", afirma Gildásio Barbosa.

O arquivo desta declaração contém informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos, dívidas e ônus reais. Após importação do arquivo, o contribuinte poderá fazer qualquer tipo de declaração, optando pela tributação por deduções legais (modelo completo) ou por desconto simplificado (modelo simplificado).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES