“Pré-sal abrirá as portas do futuro”, diz Dilma Rousseff

Ministra afirma que petróleo representará “mais casa, comida e saúde”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, possível candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República nas eleições de 2010, afirmou nesta segunda-feira (31), durante cerimônia de lançamento do marco regulatório do pré-sal em Brasília, que o petróleo da camada pré-sal (águas profundas) abrirá ao país "as portas do futuro". No evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou quatro projetos de lei que serão enviados ao Congresso.

"Se soubermos transformar essa imensa riqueza em fonte de felicidade material e espiritual para milhões de brasileiros em instrumento de afirmação e fortalecimento da nossa soberania, com mais tecnologia e desenvolvimento humano", acrescentou a ministra da Casa Civil. Segundo ela, o petróleo da camada pré-sal é um "caminho mais rápido e seguro" em direção ao futuro, com "mais casa, comida e saúde para brasileiros". Na avaliação da ministra, o pré-sal representa, também, menos pobreza, violência e "desengano".

A ministra Dilma Rousseff lembrou que 28% do petróleo da camada pré-sal já foi concedido a empresas, mas lembrou que outros 72%, ou 107 mil quilômetros quadrados, ainda estão sob integral controle da União e que, por isso, "pertencem ao povo brasileiro". "Todo esforço que fizemos nos últimos 100 anos resultou em 14 bilhões de barris de reservas prováveis, o que não é pouco para a Petrobras.

Apenas nas áreas já concedidas [Tupi e Parque das baleias no ES], atingimos quantidades entre 9,5 a 14 bilhões de barris de volume de petróleo recuperados. Somente estes três blocos nos permitem dobrar as reservas atuais", disse ela. Dilma acrescentou que o país pode e deve ocupar "posição ímpar e destacada na geopolítica do petróleo". "Sem dúvida nenhuma, somos atraentes [...] Estamos resgatando o papel do Estado como indutor do desenvolvimento. voltamos a fazer política industrial na área de petróleo também. Não podemos dar as costas para o significado do pré-sal. É uma enorme riqueza para garantir o futuro do país", afirmou a ministra-chefe da Casa Civil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES