Preço da gasolina para o consumidor vai subir 4,4%, afirma Guido Mantega

Na véspera, a Petrobras havia anunciado uma alta de 6,6% no preço da gasolina nas refinarias e de 5,4% no diesel,

Preço da gasolina para o consumidor vai subir 4,4% | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O preço da gasolina para o consumidor final deverá subir 4,4%, segundo afirmou nesta quarta-feira (30) o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.

Na véspera, a Petrobras havia anunciado uma alta de 6,6% no preço da gasolina nas refinarias e de 5,4% no diesel, a partir desta quarta-feira. O aumento era esperado pelo mercado diante da defasagem dos valores dos combustíveis no país em relação às cotações internacionais.

O reajuste provavelmente não eliminará a defasagem, mas dará fôlego para a Petrobras desenvolver seu bilionário plano de investimentos.

"Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo", afirmou a estatal em comunicado na terça-feira (29).

Inflação

Segundo Mantega, o governo espera que a alta na gasolina tenha um impacto de 0,16 ponto percentual no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), índice oficial da inflação utilizado pelo governo como medida para o sistema de metas inflacionárias. Em 2012 o IPCA fechou o ano a 5,84%, distante do centro da meta, de 4,5%, mas ainda abaixo do teto, de 6,5%.

Em janeiro, o IPCA-15 -índice conhecido como prévia da inflação oficial- fechou o acumulado dos últimos 12 meses em 6,02%, acelerando 0,88% no mês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES