Preço do álcool volta a subir após 4 quedas

O item faz parte do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mensura a inflação oficial

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O preço do álcool registrou alta de 1,52% em julho, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi a primeira alta do combustível depois de quatro meses de queda.

O item faz parte do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mensura a inflação oficial e ficou estável pelo segundo mês seguido, influenciado pela deflação de 0,76% dos alimentos.

Segundo Eulina dos Santos, coordenadora de Índice de Preços do IBGE, o aumento do álcool está ligado à expansão da demanda pelo combustível, impulsionada pela venda de carros recorde para meses de julho e no acumulado deste ano.

O preço do álcool tende a influenciar o da gasolina, cuja fórmula tem adição do combustível de cana-de-açúcar. No mês passado, a inflação para a gasolina teve ligeira aceleração: o produto, que havia registrado queda de 0,76% em junho, teve retração de 0,13% em julho.

Santos afirma que ainda não está claro qual será o comportamento de preços dos combustíveis nos próximos meses. A especialista diz que a inflação desses produtos dependerá das expectativas em relação à safra de cana e à política de liberação de estoques dos produtores.

META

Nos últimos 12 meses, o IPCA acumula alta de 4,6%, quase no centro da meta (4,5%) determinada pelo governo federal. No ano, o índice registra elevação de 3,1%

A previsão do mercado é que a inflação oficial termine 2010 na casa dos 5%.

Foi justamente pressionado pela divulgação de indicadores como a inflação estável, que apontam a desaceleração da economia brasileira, que o Banco Central decidiu na última reunião reduzir o ritmo de aumento da taxa básica de juros, elevando a Selic de 10,25% para 10,75% ao ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES