Preço do pãozinho pode subir 10% até o fim de setembro

A partir de semana que vem — e pelo menos até o fim de setembro —, os consumidores vão se deparar com custos mais altos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O consumidor vai precisar criar resistência ao cheiro de pão quentinho. O preço do pão francês deve aumentar até 10%, mais um vez. A partir de semana que vem ? e pelo menos até o fim de setembro ?, os consumidores vão se deparar com custos mais altos. Com safras ruins no exterior, tanto o trigo importado quanto o nacional ficaram mais caros.

? Alguns estados do país já aumentaram os preços neste ano. Para esses, o crescimento no valor final deve ficar em torno de 5%. Quem conseguiu segurar até agora, deverá ter um aumento da ordem de 10% ? explicou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), José Batista.

No Rio, os produtores já repassaram aos consumidores uma primeira alta do trigo, em junho. Hoje, o quilo do pão francês custa, em média, R$ 9, mas é possível encontrá-lo por até R$ 12.

O maior vilão da alta é a safra ruim no exterior. Mais de metade do trigo consumido no Brasil é importado. O vice-presidente do Sindicato da Indústria de Panificação do Município do Rio, Dúlio Mota, explica por que consumimos pouco da produção nacional:

? A farinha brasileira é de baixa qualidade. Além disso, com a alta no exterior, o trigo daqui ficou mais concorrido e também mais caro.

José Batista esclarece que não deve demorar até que o pãozinho recupere os preços mais baixos:

? A partir de outubro, a Argentina terá uma nova safra. O preço da farinha de trigo e, portanto, do pão francês vão normalizar.

Segundo Dúlio, os produtores têm dificuldade de não repassar o aumento aos consumidores.

? O preço da farinha aumentou cerca de 40% nos últimos 60 dias. É claro que o comprador já está notando a diferença ? afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES