Preços de luz e telefone devem subir menos em 2010

Projeção de comitê do BC é de que preços dos serviços tenham aumentos abaixo do previsto

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os preços dos serviços de energia elétrica e de telefonia devem subir menos até o fim do ano. É o que projetou o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, em sua reunião do último dia 20. A ata do encontro foi divulgada nesta quinta-feira (28).

A estimativa de reajuste da tarifa de telefonia fixa caiu para 0,8%, ante 1,6% previsto no documento anterior. Para a tarifa de eletricidade, a redução na projeção foi de 0,1 ponto percentual, para 3,6%. O Copom mantém a expectativa de que não haverá reajuste da gasolina e do gás de botijão neste ano.

Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados em 2010, foi mantida a projeção de 3,6%, mesmo valor considerado na reunião de 31 de agosto e 1º de setembro.

Esse conjunto de preços, de acordo com os dados publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), correspondeu a quase um terço (29,35%) do total do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de setembro.

O indicador é usado como a medida da inflação oficial do país. Entre janeiro e setembro, o IPCA ficou em 3,60% - acima do acumulado no mesmo período do ano passado.

Para 2011, a projeção de reajustes dos itens administrados por contrato e monitorados foi reduzida para 4,3%, ante 4,4%, estimativa considerada na reunião anterior do comitê.

Nem a alta do preço dos alimentos vai fazer com que a inflação saia do centro da meta prevista de 4,5% para o IPCA. O Copom avalia que a inflação deve convergir para o centro da meta estipulada, por isso, decidiu manter a taxa básica de juros, a Selic, em 10,75% ao ano, em sua reunião do último dia 20.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES