Prefeitura promove qualificação profissional para travestis

Com duração de seis meses, o curso é ministrado por psicólogos, fonoaudiólogos, professores, juristas, médicos e especialistas em hormonioterapia

Suzy, Beatriz e Dandara: vidas transformadas pelo projeto Damas | Joana Coimbra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O clima é de empolgação quando Suzy Delon, de 41 anos, Dandara Vital, de 31, e Beatriz Cordeiro, de 26, falam do Projeto Damas. Antes relegadas ao submundo da prostituição, os travestis orgulham-se ao narrar as superações e o modo como tiveram seus destinos transformados pela iniciativa pioneira da Prefeitura do Rio. O programa, voltado para a reinserção social e profissional de travestis e transexuais, está com as inscrições abertas para sua terceira turma.

Com duração de seis meses, o curso é ministrado por psicólogos, fonoaudiólogos, professores, juristas, médicos e especialistas em hormonioterapia, que ajudam os travestis a cuidar da saúde e se capacitar para o mercado de trabalho. Esta terceira edição traz uma novidade para as meninas: aulas de Inglês e noções de Informática.

? O objetivo é fazer com que os travestis entendam a necessidade de informação e de se capacitar. O curso quer, ainda, mudar a imagem que eles têm e acabar com a marginalização social que sofrem ? afirma Beatriz Cordeiro, que já se capacitou no Damas e, atualmente, é supervisora do projeto.

Durante o curso, as alunas recebem uma bolsa-auxílio de R$ 300 e um cartão do RioCard. Nos últimos dois meses, elas fazem estágio em diversos órgãos da Prefeitura do Rio e em ONGs conveniadas. A coordenação do proje$também mantém parceria com uma rede de supermercados e, dependendo do desempenho nas aulas e do perfil das alunas, os travestis são encaminhados para desenvolver diversas funções nas lojas dessa rede.

Dispensada do trabalho e expulsa de casa quando ?adequou o corpo à mente?, Dandara Vital encontrou na prostituição uma saída para a falta de oportunidade de um emprego formal. Nas ruas, ouviu falar do Damas, participou do projeto e, atualmente, abre um sorriso largo ao descrever suas conquistas e suas perspectivas.

? Sou auxiliar administrativo na ONG onde fiz estágio, na época do projeto. Também sou atriz e já estou ensaiando a minha quarta peça ? orgulha-se.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES