Presidente diz que Foz do Amazonas ainda é prioridade da Petrobras

A exploração na Foz do Amazonas assume posição de destaque entre as prioridades da estatal.

Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates | Tomaz Silva/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Petrobras, Jean Paul Pratesanunciou que a exploração na Foz do Amazonas assume posição de destaque entre as prioridades da estatal. Em uma postagem feita no último domingo, 1º de outubro de 2023, em uma plataforma similar ao Twitter, ele também informou que a Petrobras reafirmou essa prioridade ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tendo já enviado seis ofícios desde que a licença para exploração foi inicialmente negada em 17 de maio.

Em um desenvolvimento mais recente, em 29 de setembro, o Ibama emitiu a primeira licença para exploração de petróleo na Margem Equatorial. Esta autorização abrange pesquisas em dois blocos de propriedade da Petrobras na Bacia Potiguar, situada na costa do Rio Grande do Norte. De acordo com Prates, a Bacia Potiguar é a segunda prioridade da companhia na região.

Nesta segunda-feira, 2, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, assinou a renovação da licença para que a empresa possa perfurar dois poços de petróleo na Bacia Potiguar, no Rio Grande Norte, na Margem Equatorial brasileira.  Os poços Pitú Oeste e Anhangá estão localizados nos blocos de exploração BM-POT-17 e POT-M-762. 

Em sua mensagem nas redes sociais, o presidente da Petrobras expressou compreensão em relação à decisão do órgão ambiental de dar início ao licenciamento na Margem Equatorial pela Bacia Potiguar. A área em questão, que abrange a costa do Rio Grande do Norte e parte do Ceará, se destaca por sua riqueza em estudos e experiências operacionais.

A Bacia Potiguar já conta com sete poços de produção de petróleo e gás, além de 437 poços marítimos perfurados pela Petrobras, juntamente com outros 8.680 poços em terra.

A Margem Equatorial abrange toda a faixa litorânea ao Norte do Brasil e recebe esse nome por estar próxima à Linha do Equador. Ela se estende desde a Guiana até o Rio Grande do Norte e é dividida em cinco bacias sedimentares, totalizando 42 blocos, que são Foz do Amazonas, localizada nos Estados do Amapá e Pará; Pará-Maranhão, abrangendo o Pará e o Maranhão; Barreirinhas, situada no Maranhão; Ceará, abrangendo o Piauí e o Ceará; e Potiguar, localizada no Rio Grande do Norte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES