Presidente do BC, Henrique Meirelles, diz que economia brasileira está fora da crise

Fim de isenções fiscais é apropriado, diz presidente do BC.

Avalie a matéria:
Meirelles diz que economia do Brasil está estável | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A economia do Brasil está voltando ao normal e não precisa mais de tantos estímulos fiscais, disse neste sábado (30) o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Meirelles afirmou à Reuters que o plano do governo de dar fim a cortes de impostos e isenções fiscais para combater a recessão na maior economia da América Latina é apropriado.

"Acho que é uma medida apropriada, a economia brasileira está agora fora da crise", disse ele na saída do Fórum Econômico Mundial, em Davos.

"Estamos caminhando rumo a uma situação vista como normal e acho que esse é um momento apropriado para retirar estímulos fiscais."

O Brasil deixou uma recessão de seis meses no ano passado antes de muitas economias desenvolvidas.

Meirelles disse que o Banco Central está avaliando se elevar o nível do compulsório de bancos é pertinente, medida que reduziria a quantidade de liquidez disponível.

O BC reduziu o nível do compulsório durante a crise, medida que deve expirar no final de março.

Outras opções na pauta são manter a exigência dos depósitos bancários em seu atual nível, levá-los ao patamar pré-crise ou mesmo elevar o compulsório futuramente, acrescentou Meirelles.

"Não há nenhum compromisso com um caminho ou outro: voltar ao nível anterior, mantê-lo no patamar atual ou aumentá-lo um pouco. Não há nenhum compromisso e nós analisaremos isso no devido tempo."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES