Presidente sanciona lei que mantém incentivo às exportações

Regime concede suspensão de tributos de insumos para exportações

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou que foi publicada nesta sexta-feira (22), no "Diário Oficial da União", lei que prorroga por mais um ano o chamado "Drawback Integrado Suspensão" - mecanismo que permite às empresas exportadoras comprar insumos importados, ou produzidos no Brasil, com suspensão de IPI, PIS/Cofins, Imposto de Importação e ICMS.

A suspensão de tributos, que foi mantida por mais um ano, vale somente para os insumos usados na fabricação de produtos que, posteriormente, são exportados. Segundo o governo, o regime tributário reduz os custos de produção e torna os produtos mais competitivos no mercado internacional.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, destacou a importância da legislação, na qual, segundo ele, estão "amparadas" 25% das exportações brasileiras. ?É um incentivo para que nossos produtos cheguem ao mercado externo de forma mais competitiva? disse o ministro.

A extensão do prazo foi determinada pelo artigo 8° da Lei n° 12.453, sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff, após aprovação do texto pelo Congresso Nacional, no final de junho. A medida permite que as concessões de "drawback" que venceram em 2011, ou que já foram prorrogadas e vencerão neste ano, sejam estendidas, em caráter excepcional, por mais um ano.

O objetivo do prazo adicional, segundo o governo, é permitir que as empresas "cumpram a condicionante de exportar o produto acabado, prevista no regime especial".

"Em decorrência da crise financeira de 2008, o governo federal já havia prorrogado o drawback em duas ocasiões: primeiro, em 2009, quando o prazo para exportar foi ampliado de dois para três anos, e, em seguida, em 2010, ampliando de três anos para quatro anos o período previsto para a exportação", informou o Ministério do Desenvolvimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES