Prévia da inflação tem alta de 0,46%; índice sobe 6,46% em 1 ano

Prévia da inflação sobe 0,46% em maio, menos que o esperado pelo mercado

Inflação tem alta | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Prévia da inflação oficial, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) teve alta de 0,46% em maio, desaceleração em relação ao resultado anterior (0,51%).

Pesquisa realizada pela agência Reuters apontou que o indicador subiria 0,49% na comparação mensal, de acordo com a mediana das previsões de 26 analistas. As estimativas variaram de 0,38% a 0,51%.

No acumulado do últimos 12 meses, o índice calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registrou alta de 6,46%. Em abril, estava em 6,51%.

Os remédios lideraram os principais impactos do mês. A alta de 2,94% em maio após a de 0,93% em abril refletiu o reajuste vigente desde 4 de abril, que variou de 2,70% a 6,31% conforme a classificação do medicamento. Com isto, os preços acumulam alta de 4,18% no ano.

Também apresentaram taxas crescentes de um mês para o outro os grupos habitação (de 0,68% para 0,72%) e vestuário (de 0,44% para 0,76%).

O preço dos alimentos também continuou subindo, mas desacelerou ante o mês anterior. O IBGE destaca que, embora tenham aumentado 0,47%, os preços mostraram forte recuo em relação a abril, quando a alta havia sido de 1%.

Entre os produtos que tiveram alta estão o feijão carioca (10,13%), a cebola (5,63%) e a batata inglesa (5,45%). Na outra ponta, as baixas ocorreram com, por exemplo, o açúcar refinado (-6,46%), o óleo de soja (-2,23%) e o arroz (-1,78%).

PREOCUPAÇÃO

O governo tem dado sinais nos últimos dias de que está mais preocupado com a inflação e de que poderá acelerar o ritmo de aumento de juros. O instrumento é utilizado para conter a alta de preços.

O mercado aumentou as expectativas de uma elevação de 0,5 ponto percentual da Selic --a taxa básica de juros-- para 8% na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), na semana que vem. Atualmente, a Selic está em 7,5% ao ano.

Há poucos dias, prevalecia a expectativa de um aumento menor, de 0,25 ponto percentual. A mudança ocorreu após discurso do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Ele disse que o BC fará o que for necessário e de forma tempestiva para a inflação cair na segunda metade do ano.

Ontem, reafirmou que o objetivo da autoridade monetária é levar a inflação para o centro da meta, de 4,5%.

A meta de inflação do BC, de 4,5%, tem tolerância para oscilar dois pontos para cima ou para baixo. Desde que começou o mandato de Tombini em 2011, porém, a inflação nunca chegou ao centro da meta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES