Procon informa que juros ao consumidor caíram em junho

De acordo com o levantamento, a taxa média de juros do cheque especial diminuiu 0,03 ponto percentual.

Avalie a matéria:
|

As taxas médias de juros ao consumidor para o empréstimo pessoal e cheque especial tiveram queda em junho, segundo informou a Fundação Procon/SP nesta terça-feira (19). A pesquisa, realizada no dia 4 de junho, foi realizada a partir de dados dos bancos: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander.

De acordo com o levantamento, a taxa média de juros do cheque especial diminuiu 0,03 ponto percentual, ao passar de 8,39% ao mês, em maio, para 8,36% ao mês, em junho. Entre os bancos pesquisados, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander reduziram suas taxas em 0,04 ponto percentual cada, no período analisado. A Caixa Econômica Federal e o HSBC não tiveram alteração no período.

Empréstimo pessoal

Na comparação entre maio deste ano e de 2011 houve redução de 0,69 ponto percentual, visto que no quinto mês do ano passado, a taxa média de juros para a pessoa física estava em 6,87% ao mês.

No que diz respeito à taxa média do empréstimo pessoal, a pesquisa mostra que houve uma redução menor na taxa média, de 0,02 p.p., passando de 5,52% a.m. em maio deste ano para 5,50% a.m. em junho.

De acordo com o Procon-SP, três bancos reduziram suas taxas, com destaque para Bradesco e Itaú, que cortaram 0,04 p.p. nas taxas. Também houve decréscimo de 0,03 ponto percentual na taxa do Banco do Brasil.

O estudo verificou a cobrança dos seis maiores bancos do País, tomando para comparação o empréstimo pessoal para um período de 12 meses e o cheque especial para 30 dias. Normalmente, a Fundação Procon-SP observa a taxa de sete bancos, porém, este mês, ressalta a entidade, o Banco Safra não quis participar.

Por banco

Dos bancos analisados, as menores taxas para empréstimo pessoal neste mês podem ser encontradas na Caixa Econômica Federal, de 3,88% ao mês. Por outro lado, o Itaú apresentou a maior taxa para essa modalidade de crédito em junho, de 6,66% ao mês.

No caso do cheque especial, a Caixa Econômica Federal também tem a menor taxa dentre os bancos analisados pelo Procon, de 4,27% ao mês, enquanto o HSBC apresenta a maior taxa da modalidade, de 9,98% ao mês.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES