Produção de petróleo no Brasil cresce e chega a 3 milhões de barris por dia

Do total produzido, aproximadamente 2,3 milhões de barris por dia são provenientes do pré-sal

ANP detecta aumento de 4% na produção de petróleo | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou os dados consolidados do ano de 2022, revelando informações importantes sobre a indústria de petróleo, gás natural e biocombustíveis no Brasil. Em relação à produção de petróleo, o país alcançou a marca de 3 milhões de barris por dia, representando um aumento de 4% em comparação com o ano anterior. Do total produzido, aproximadamente 2,3 milhões de barris por dia são provenientes do pré-sal, o que corresponde a cerca de 76% da produção nacional.

As reservas totais de petróleo também apresentaram um crescimento significativo, com um aumento de 10,6% em relação a 2021, totalizando 26,91 bilhões de barris. Já as reservas provadas de petróleo atingiram a marca de 14,9 bilhões de barris, um aumento de 11,5% em comparação ao ano anterior. Em relação ao comércio exterior, as exportações de petróleo totalizaram 1,3 milhão de barris por dia, enquanto as importações alcançaram 275 mil barris por dia, registrando um crescimento de 68,3%.

No que diz respeito ao gás natural, a produção também apresentou um aumento de 3,1%, marcando o 13º ano consecutivo de crescimento. Foram produzidos 137,9 milhões de metros cúbicos diários, sendo que a produção do pré-sal representou 71,6% desse total. As reservas totais de gás natural cresceram 4,5%, atingindo 587,9 bilhões de metros cúbicos, enquanto as reservas provadas alcançaram 406,5 bilhões de metros cúbicos, um aumento de 6,6% em relação ao ano anterior.

No setor de biocombustíveis, a produção de biodiesel em 2022 foi 7,6% inferior à do ano anterior, devido à redução do percentual de biodiesel no óleo diesel de 12% para 10%. Por outro lado, a produção de etanol teve um aumento de 2,5%, atingindo a marca histórica de 30,7 bilhões de litros. No entanto, as vendas de etanol hidratado tiveram uma queda de 7,5% devido à menor competitividade de preços em relação à gasolina C.

A produção de derivados de petróleo teve um crescimento de 6,7% em 2022, atingindo 2,1 milhões de barris por dia, o que representa cerca de 84% da capacidade instalada de refino. As vendas de derivados pelos distribuidores evoluíram 3,9%, com destaque para as vendas de querosene de aviação, que tiveram um aumento de 35,9%.

No que diz respeito aos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), as obrigações da cláusula dos contratos de concessão, partilha e cessão onerosa totalizaram R$ 4,4 bilhões em 2022, um aumento de 45,8% em relação a 2021. Já as participações governamentais, somando os royalties e participação especial, por exemplo, chegou a R$ 118,6 bilhões em 2022, um aumento de 52% em relação ao ano anterior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES