Produção industrial brasileira recuou 1,6% em junho, diz IBGE

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, foi verificada alta de 0,9% em junho, taxa menos intensa que a de 2,7% registrada em maio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção industrial brasileira recuou 1,6% em junho, na comparação com o mês anterior e com ajuste sazonal, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em maio, alta foi revisada para baixo, de 1,3% para 1,1%.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, foi verificada alta de 0,9% em junho, taxa menos intensa que a de 2,7% registrada em maio.

O indicador acumula alta de 1,7% nos primeiros seis meses do ano. Nos últimos 12 meses, a taxa manteve a trajetória descendente iniciada em outubro do ano passado (11,8%), ao passar de 4,5% em maio para 3,7% em junho.

No fechamento do segundo trimestre de 2011, o setor industrial ficou positivo frente a igual período de 2010 (0,7%), mas recuou em relação ao trimestre imediatamente anterior (-0,7%).

A redução do ritmo da atividade industrial de maio para junho atingiu 20 dos 27 ramos industriais pesquisados e todas as categorias de uso.

"A evolução do índice de média móvel trimestral reforça o quadro de menor dinamismo do setor industrial nesse mês, uma vez que se observa o primeiro resultado negativo desde outubro de 2010, após dois meses seguidos de taxas próximas da estabilidade", diz o IBGE, em nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES