Produção industrial cresce e tem recorde em 12 meses

Em outubro ante setembro, somente a categoria bens de consumo duráveis teve alta na produção, de 2,8%,

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção da indústria brasileira cresceu 0,4% em outubro ante o mês imediatamente anterior, após ter ficado dois meses praticamente estável, mostraram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira. Com o resultado, o setor apresenta crescimento de 11,8% no ano e no acumulado em 12 meses - taxa recorde da série histórica, segundo o IBGE.

No entanto, na relação entre outubro e o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 2,1%, a menor taxa de crescimento registrada nesta base de comparação desde novembro.

Dos 27 ramos de atividade do setor pesquisados pelo IBGE, 12 apresentaram crescimento e 15 tiveram queda da produção. Os destaques de avanço foram outros equipamentos de transporte (6,0%), produtos de metal (5,3%), farmacêutica (4,9%), outros produtos químicos (2,9%), metalurgia básica (2,7%) e veículos automotores (1,6%). A tendência contrária foi observada, principalmente, em edição e impressão (-12,2%), alimentos (-2,1%), indústrias extrativas (-2,5%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-3,7%) e têxtil (-3,1%).

Já na comparação anual, 17 dos 27 segmentos tiveram aumento da produção, com destaque para veículos automotores (7,4%), máquinas e equipamentos (9%) e indústrias extrativas (8,6%), informou o IBGE.

Em outubro ante setembro, somente a categoria bens de consumo duráveis teve alta na produção, de 2,8%, depois de ter registrado retração de 0,1%. Por outro lado, apresentaram queda de produção os bens intermediários (0,1%), bens de consumo semi e não duráveis (0,1%) e bens de capital (0,2%), segundo o IBGE.

Na comparação com outubro do ano passado, a produção de bens de capital teve o maior crescimento (6%), seguido por bens intermediários (3,2%) e bens de consumo semi e não duráveis (1,5%), enquanto a atividade de bens de consumo duráveis caiu (4,9%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES