Produção industrial cresceu nas 14 regiões em 2010, diz IBGE

Cinco regiões avançaram mais que a média nacional no período, de 10,5%.

Podução industrial | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção da indústria nacional avançou em todas as 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010. De acordo com o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (9), cinco unidades da Federação registraram altas acima da média nacional no período, que ficou em 10,5%. Os maiores destaques ficaram com Espírito Santo (22,3%), Goiás (17,1%), Amazonas (16,3%), Minas Gerais (15,0%) e Paraná (14,2%). Na pesquisa, o IBGE considera 13 estados e a região Nordeste.

Segundo o gerente da Coordenação de Indústria, André Luiz Macedo, os principais setores dentro da indústria responsáveis pelo crescimento são os ligados aos bens de consumos duráveis. "Principalmente automóveis e eletrodomésticos, com destaque para a linha marrom, onde a produção de televisores foi, sem dúvidas, a que mais cresceu. Além desses, o setor relacionado aos bens de capital, a própria recuperação da produção dos insumos industriais e das exportações de commodities?, disse.

O crescimento da produção da indústria, da ordem de dois dígitos se justifica também, conforme afirmou o gerente, pelos resultados negativos em 2009. ?Esse crescimento de dois dígitos também tem a ver com uma base de comparação muito baixa com relação ao ano interior.? Em 2009, a produção recuara 7,4% no país, registrando no Espírito Santo o pior desempenho.

"O crescimento do Espírito Santo [em 2010] tem a ver com o maior beneficiamento do minério de ferro, maior extração de petróleo e gás, além de avanços na metalurgia básica e produção de celulose.?

Sobre novembro

Na comparação mensal, dezembro frente a novembro, foi verificada queda, com ajuste sazonal, em 11 dos 14 locais. Os maiores recuos partiram de Rio de Janeiro (-5,7%), Paraná (-5,0%), Bahia (-3,9%), Goiás (-3,8%) e Rio Grande do Sul (-3,0%), Espírito Santo (-1,9%), Ceará (-1,6%), São Paulo (-1,2%), Pernambuco (-1,2%), Região Nordeste (-0,7%) e Amazonas (-0,4%). Na contramão, nesse período, altas foram observadas em Santa Catarina (3,0%), Minas Gerais (2,0%) e Pará (0,8%). A média nacional, na comparação mensal, registrou queda de 0,7%.

Destaque para o Pará

Já em relação ao mesmo período de 2009, a produção industrial avançou em 10 dos 14 locais pesquisados. Os maiores destaques foram registrados no Pará (13,5%) e em Goiás (10,3%). Na sequência, estão Amazonas (8,7%), Minas Gerais (6,5%) e Santa Catarina (5,2%). Tiveram crescimento, mas um pouco abaixo da média nacional, de 2,7%, Rio de Janeiro e São Paulo (ambos com 1,2%), Rio Grande do Sul (0,7%), Paraná e Pernambuco (ambos com 0,2%). Em sentido inverso ficam Espírito Santo, cuja produção caiu 0,8%), região Nordeste (-5,5%), Ceará (-9,7%) e Bahia (-10,8%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES