Produção industrial registra queda de 0,2% em setembro, aponta IBGE

Apesar de queda geral, produção de veículos cresceu, segundo IBGE

Produção industrial | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após dois meses de alta, a produção da indústria nacional registrou queda de 0,2% em setembro, na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o mesmo período de 2013, a atividade fabril recuou ainda mais, 2,1%, a sétima queda seguida. Considerando o resultado de setembro, o setor acumula baixa de 3,7% no terceiro trimestre, de 2,9% nos nove primeiros meses do ano e de 2,2% em 12 meses.

“Esses dois meses de avanço observados em julho e agosto foram precedidos de quatro meses de taxas negativas. Ou seja, de março até junho, houve perda acumulada de 3,3%. É obvio que a gente tem uma melhora no ritmo nos últimos dois, três meses, mas isso ainda é insuficiente para recuperar as perdas observadas nos meses anteriores, especialmente em março desse ano”, disse André Macedo, gerente da coordenação de Indústria do IBGE.

De agosto para setembro, apenas 7 dos 24 ramos pesquisados registraram queda na produção. Os destaques negativos partiram de produtos alimentícios (-4,1%), de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,3%), produtos de metal (-2,6%) e de outros equipamentos de transporte (-2,7%).

Na outra ponta, estão a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias (10,1%), de produtos farmacêuticos e farmoquímicos (10,1%), de produtos de borracha e material plástico (4,6%), perfumaria, sabões, detergentes e produtos de limpeza (2,3%), metalurgia (2,0%) e produtos diversos (6,3%).

 Apesar de o desempenho de maior importância entre os setores que ampliaram a produção em setembro ter sido o de veículos automotores, reboques e carrocerias, o gerente do IBGE diz que esse crescimento "se deu sobre base de comparação mais baixa”. Mesmo assim, o resultado desse mês é o maior desde fevereiro de 2012.

Na comparação com setembro do ano passado, quando a queda foi mais intensa, o resultado foi distinto. A produção de veículos automotores, reboques e carrocerias, por exemplo,  recuou 14,3%, bem como a de produtos alimentícios, com baixa de 6,7%. Segundo o IBGE, esses dois resultados representaram as maiores influências negativas para a indústria.

Também mostraram queda, mas com menor peso, produtos de metal (-11,4%), de metalurgia (-6,5%), de outros produtos químicos (-4,1%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-5,3%), de máquinas e equipamentos (-2,4%), de bebidas (-3,8%) e de outros equipamentos de transporte (-6,8%).

Entre as altas estão as das indústrias extrativas (9,4%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (7,0%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (8,5%) e impressão e reprodução de gravações (13,9%).

O gerente do IBGE explicou que observando o crescimento de 0,6% em agosto, 0,7% em julho e -0,2% em setembro, a indústria apresenta um saldo positivo de 1,1%, o que representa "uma melhora de ritmo especialmente quando consideramos que as últimas informações me dão perda acumulada de 3,3% [de março a junho]."

Na comparação entre 2014 e 2013, Macedo explicou que “permanece aquele cenário que a gente vem comentando: predominância de resultados negativos dando em conta do setor industrial operando abaixo do ano passado”. Ele ressaltou ainda que o efeito calendário para esse ano foi positivo, uma vez teve um dia útil a mais do que no ano passado. “E ainda assim a indústria apresenta resultado negativo.”

Categorias

Entre as grandes categorias econômicas, na comparação com agosto, a produção de bens intermediários caiu 1,6%, após avançar 1,9% no mês anterior. Na outra ponta, o segmento de bens de consumo duráveis cresceu 8,0%. Os setores produtores de bens de capital (1,9%) e de bens de consumo semi e não-duráveis (0,8%) reverteram os resultados negativos assinalados em agosto último: -0,1% e -0,8%, respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES