Produção maior que a demanda deve impactar no preço da soja em 2014

Produtores já venderam metade da safra a preços baixos, diz Imea. Setor espera melhoria na infraestrutura para reduzir custos de produção.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As lavouras de soja em Mato Grosso estão em boas condições, mas as perspectivas para o mercado em 2014 não são tão otimistas. De acordo com a perspectiva apresentada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a demanda pelo produto não deve acompanhar a grande oferta do grão e isso deve fazer com que os preços, no cenário nacional é internacional, sejam menores no próximo ano.

Nesta safra, os produtores mato-grossenses já comercializaram 50% da produção com preços menores que o da safra passada. Esse cenário deve permanecer se for confirmada a produção de 88 milhões de toneladas de soja no país. Mato Grosso será responsável pela colheita de 25,7 milhões de toneladas do grão.

Infraestrutura - As principais alterações na logística mato-grossense para o escoamento da safra ficaram concentradas na inauguração do terminal ferroviário de Rondonópolis, sudeste do estado, e com o início das operações do terminal de cargas de Miritituba, no Pará. Conforme o Imea, os problemas nas estradas devem permanecer porque não foi realizada nenhum investimento no estado, com exceção da BR-163.

A falta de logística adequada continuará impactando na safra de Mato Grosso. A previsão para a temporada 2014/2015 é de recorde nos custos de produção da oleaginosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES