Produção recorde pode reduzir preço da carne no Brasil

Com um total estimado de 29,6 milhões de toneladas, essa será a maior produção registrada até o momento.

Aumento na produção de carnes pode reduzir preço do produto | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil está prestes a atingir um marco histórico na produção de carnes bovina, suína e de aves este ano. Com um total estimado de 29,6 milhões de toneladas, essa será a maior produção registrada até o momento. O presidente da Conab, Edegar Pretto, destaca que o aumento na produção de carnes terá um impacto positivo nos preços para os consumidores brasileiros. 

A maior oferta no mercado significa uma maior competitividade, o que pode resultar em preços mais baixos para os consumidores finais. Pretto ainda enfatiza que esse cenário pode levar a um aumento do consumo de proteína animal, com um destaque especial para o churrasco, que possui uma importância cultural significativa para o povo brasileiro.

Esse recorde na produção é impulsionado principalmente pelo setor suíno, que espera atingir 5,32 milhões de toneladas em 2023, representando um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior. Esse número é o mais alto já registrado no país para essa categoria. Além disso, a produção de bovinos também terá um crescimento significativo, com uma estimativa de cerca de 9 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 4,5%. Esse aumento já era previsto, considerando o ciclo pecuário que geralmente leva a um maior abate de fêmeas e, consequentemente, a uma maior disponibilidade de carne no mercado.

Quanto à produção de aves, a estimativa é de 15,21 milhões de toneladas, um aumento de 2,9%. Essa boa produção, aliada aos registros de gripe aviária em outros países, como Europa, Japão e Estados Unidos, tem impulsionado a procura pela carne de frango brasileira. Até o momento, o Brasil tem se mantido livre dessa doença na produção comercial.

Em relação às exportações, a Conab também prevê números recordes, com mais de 9 milhões de toneladas sendo destinadas ao mercado internacional. Para suínos, estima-se um crescimento de 10,1%, alcançando 1,22 milhões de toneladas. No caso dos bovinos, as exportações estão projetadas em 2,91 milhões de toneladas, o que representa uma pequena redução de 3,3% em comparação ao ano anterior, influenciada pelos embarques mais lentos no início de 2023. Em contrapartida, as exportações de carnes de aves devem crescer cerca de 10,2%, atingindo um volume de 5,12 milhões de toneladas, estabelecendo um novo recorde para o setor.

Apesar do aumento das exportações, a disponibilidade de carnes no mercado interno será elevada em 2,4%, totalizando 20,44 milhões de toneladas, sendo a segunda maior quantidade da série histórica. Esses números promissores reforçam a importância do agronegócio brasileiro, não apenas como um motor para a economia do país, mas também como um fornecedor confiável de proteína animal para o mundo todo. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES