Produtores de carne suína sofrem com o embargo russo

Problema não tem prazo para ser resolvido e preocupa o setor

A Rússia é a maior compradora de carne suína do Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já são mais de dois meses de embargo, o último aconteceu na semana passada. A Rússia rejeitou mais uma carga de carne suína de um frigorífico de Santa Catarina. O motivo: havia resíduos de bactérias na carne.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), outras restrições têm sido a presença de resíduos de produtos veterinários, como antibióticos.

Para o presidente da Abipecs, Pedro Camargo, o problema é que os dois países têm critérios diferentes para aprovar um produto. "É uma negociação entre governos, eu acho que o governo brasileiro tem que ter uma posição perante o governo da Rússia. Nós gostaríamos que não só o Ministério da Agricultura, mas também o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior tivessem uma posição para que a Rússia explique melhor o que está acontecendo?.

Por causa das constantes rejeições à carne suína, os exportadores brasileiros estão preocupados: dos 21 frigoríficos, apenas um continua exportando para a Rússia. Somente no mês de julho, as vendas externas caíram de 15 para 4 mil toneladas.

Com a queda nas exportações, o mercado interno passou a ter mais oferta de carne. ?Nós estamos deixando de exportar essa carne. Parte está indo para outros mercados externos, parte para o mercado interno, a preço mais baixo. O setor está bastante prejudicado?, explica Pedro Camargo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES