Produtores venderam parte da soja que será colhida só em 2012

Volume negociado antecipadamente é maior do que nos anos anteriores.

Avalie a matéria:
Soja. | Agromundo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Numa fazenda, em Campo Verde, a 130 quilômetros de Cuiabá, a colheita de milho safrinha termina no fim de agosto. As máquinas voltam para a área só em outubro, quando começa o plantio de soja.

O agricultor Guilherme Scarton decidiu comprometer 35% do que será colhido. ?Destes 35%, 5% só que é venda antecipada para especulação de mercado, achando que o preço é bom, os outros 30% é tudo troca?, comenta

As 800 toneladas de fertilizantes para o próximo plantio na Fazenda Retiro já estão armazenadas no barracão. A fazenda só vai voltar a vender soja cerca 20 dias depois do plantio, uma garantia, de acordo com o agricultor. ?A gente esperava vender so0mente após a planta nascer e vim bonita para não correr o risco de vender algo que não vai ser produzido. A gente quer fazer com os pés no chão?, afirma.

De acordo com o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária, a comercialização antecipada está maior este ano. O crescimento é de 6% em comparação com a mesma época do ano passado.

?Nesta época estamos negociando soja em torno de 15 dólares. Este ano, como tem uma oferta do mercado, por exemplo, de 23 dólares, é claro que o produtor começa a aproveitar estes bons preços?, explica Glauber Silveira da Silva, presidente da Aprosoja.

Até agora, 21% da próxima safra de soja de Mato Grosso já foi negociada antecipadamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES