Programa vai incentivar a produção de alimentos em áreas urbanas

A implementação deste programa será coordenada por quatro ministérios.

Produção sustentável de alimentos em áreas urbanas | Antônio Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi instituído nesta quarta-feria, 13, o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana por meio de um decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União. Este programa visa incentivar práticas agrícolas e criação de animais em áreas urbanas e nas transições para zonas urbanas, com um forte compromisso com a sustentabilidade.

A implementação deste programa será coordenada pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Trabalho e Emprego. Eles selecionarão projetos a serem financiados, proporcionarão aquisição de material de consumo e oferecerão capacitação para os envolvidos nas atividades agrícolas e pecuárias.

Além de promover a agricultura sustentável, esse novo programa tem como metas a geração de renda, a segurança alimentar e o fortalecimento da resiliência das áreas urbanas às mudanças climáticas. Também visa estimular a transição para práticas agroecológicas, promover a conservação dos recursos hídricos e do solo e reduzir o uso de defensivos e insumos químicos prejudiciais.

O programa também tem como foco a circularidade dos alimentos, abrangendo desde a produção até a distribuição, consumo e reciclagem de resíduos orgânicos, com o objetivo de minimizar o desperdício alimentar.

Além disso, estados, o Distrito Federal e municípios podem aderir voluntariamente a esse programa, com prioridade para regiões periféricas e socialmente vulneráveis. As iniciativas nessas áreas podem ser financiadas tanto pelo programa nacional quanto por recursos estaduais, entidades privadas e organizações internacionais.

Para orientar as diretrizes, o planejamento e o monitoramento das ações deste programa, foi estabelecido um Grupo de Trabalho com representantes dos ministérios envolvidos e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES