Programas entregam cerca de 30 mil matrizes de ovinos e caprinos no Piauí

Progere e Viva o Semiárido fazem a entrega de matrizes para pequenos produtores do Piauí.

Distribuição de matrizes para agricultores familiares | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 30 mil matrizes reprodutoras de caprino e ovino foram entregues no Piauí por meio do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (PROGERE) e também do Viva o Semiárido.

Segundo Francisco das Chagas Ribeiro (Chicão), superintendente de Desenvolvimento, da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), foram investidos cerca de R$ 6 milhões na aquisição das 30 mil matrizes.

"O Progere beneficiou mais o norte do Estado, enquanto o Viva o Semiárido teve atuação mais forte no sul do estado", disse, enfatizando que cada família recebeu em torno de 30 matrizes e todas as famílias beneficiadas receberam acompanhamento técnico da Emater e também da rede credenciada de empresas a partir de chamamento público.

Francisco das Chagas Ribeiro, superintendente de Desenvolvimento da SAF 

Melhora significativa do rebanho 

"Em todos os lugares em que as famílias foram contempladas, foram implantados sistemas de pastos e houve acompanhamento técnico de pelo menos um ano", disse Chicão, declarando que os resultados foram observados na qualidade do rebanho e também no processo de comercialização. "Houve melhora significativa na alimentação dos animais, pois no Piauí havia um problema. Na época das chuvas, o rebanho engordava com o pasto natural, mas durante o período seco, quando o pasto acabava não havia animal para venda e o abate", disse.

Assim, segundo Chicão, a principal melhora desse projeto é que as famílias passaram a cultivar e guardar alimentos no período chuvoso, como o feno e a silagem, para alimentar os animais durante a estiagem. Desta forma, as famílias têm animal para o abate durante todo ano e, consequentemente, houve melhora na comercialização.

Matrizes são distribuídas a pequenos produtores 

Comercialização

Chicão diz que atualmente, os restaurantes de Teresina, que antes compravam carne do carneiro em outros estados, agora adquirem carne de carneiros abatidos pelo frigorífico no Piauí, sendo uma carne de boa qualidade, com sabor diferenciado, uma vez que os animais se alimentam de pasto nativo.

Francisco Ribeiro cita que além da melhora na qualidade e de mercado, os projetos PROGERE e Viva o Semiárido fortaleceram as organizações, associações e cooperativas e citou a Cooperativa Vale do Itaim, com sede em Betânia, que tem sócios em Paulistana, Jacobina e Queimada Nova.

"Essa cooperativa fica distante cerca de 600 km de Teresina e toda semana disponibiliza um total de 300 carneiros para o abate, sendo a carne comercializada em Teresina e também em outros estados. Como fica perto do eixo Petrolina e Juazeiro, vende também para outros estados", explica Francisco Ribeiro, enfatizando que a cooperativa contou com o Governo do Estado com a aquisição de caminhões. Ele também destaca que a agricultura familiar recebeu apoio do Governo Federal e outras instituições.

De acordo com Francisco Ribeiro, em 2022, atualmente, o Programa Viva o Semiárido está em fase de encerramento, mas o programa continua com a mudança do financiador. "Vamos dar continuidade com o início do Piauí Sustentável e Inclusivo, que atua com a mesma política pública", diz.

De janeiro a abril deste ano, Chicão disse que foram entregues cerca de 4 mil caprinos e ovinos e até o final do ano, a previsão é entregar 5 mil para finalizar o projeto já contratado, dessa vez mais na região norte.

As matrizes distribuídas são da raça Boer, Santa Inês, mestiças e dorper. A proposta é melhorar o plantel. Durante o primeiro ano, quando a família recebe as matrizes e a assistência técnica, a partir do segundo ano, o pequeno produtor já começa a ter as crias em condição de mercado. "Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística aponta que houve crescimento de 37% na renda dessas famílias", diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES