Projeto prevê que lixo seja trocado por descontos em contas mensais

O projeto visa a construção de pontos de coleta do lixo reciclável

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O que o lixo doméstico tem a ver com a economia nas contas de água e energia elétrica? Aparentemente, nada, mas com o projeto “Desconte com Reciclagem”, o lixo reaproveitável poderá ser trocado por descontos na fatura mensal, tanto de sua conta de água quanto na de energia elétrica.

O projeto visa a construção de pontos de coleta do lixo reciclável em todas as zonas da capital, onde ocorrerá a pesagem do material. De acordo com a quantidade fornecida, o cidadão munido de um cartão ganhará direito a descontos nas faturas da Agespisa e da Eletrobras. A intenção é que, futuramente, seja aplicado em todo o estado.

Essa iniciativa, que tem viés sustentável e também econômico, é de Ascânio Sávio, líder comunitário do Bairro Saci, zona Sul, que pretende apresentar e discutir o projeto “Desconto com Reciclagem” com as autoridades do estado, e a viabilização de seu implantação. “A ideia do projeto não é puramente minha. Vi em outros estados, como São Paulo e no Maranhão. Decidi mobilizar essa ação aqui e inclusive tem conquistado as pessoas, por unir a sustentabilidade com o desconto nas principais faturas. Espero que nossas autoridades se sensibilizem com essa causa”, ressalta.

Há um mês e meio, o projeto foi entregue aos órgãos competentes, porém até o momento, nenhum demonstrou interesse em aplicá-lo na capital. O líder comunitário aguarda resposta, caso contrário, mobilizará outras autoridades, como a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal, para que esta ação se transforme em lei.

“A gente está numa era sustentável. Em Teresina, 600 toneladas de lixo são jogadas no aterro sanitário, diariamente.Imagina por mês. Todos vão ganhar, a cidade, por reduzir a quantidade de lixo; a população pela economia que vai fazer e também os órgãos que poderão vender este material. Se não obtiver nenhuma resposta, vou procurar outros órgãos competentes”, esclarece.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES