Projeto quer atrair usinas de etanol para o semiárido nordestino

O principal objetivo é, além de ampliar a produção do combustível no Brasil, impulsionar o programa de irrigação na região.

Avalie a matéria:
Nordeste seria ideal para a produção do etanol. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, apresenta na próxima semana à presidente Dilma Rousseff um projeto que pretende levar mais usinas de etanol à região do semiárido brasileiro, no Nordeste.

O principal objetivo é, além de ampliar a produção do combustível no Brasil, impulsionar o programa de irrigação na região, cujo investimento poderá alcançar R$ 5 bilhões por meio de PPPs (parcerias público-privadas).

Aliados à irrigação, o clima seco, a alta incidência de luz solar e as chuvas concentradas em poucos meses do ano fazem da região uma das melhores do Brasil para o cultivo da cana-de-açúcar.

Segundo pesquisas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a cana-de-açúcar plantada na região chega a ter produtividade de 200 toneladas por hectare no ciclo mais alto.

A condição ideal afastaria o risco de quebra da safra da cana por condições climáticas, como ocorreu neste ano na região centro-sul do país, e a consequente elevação dos preços dos combustíveis por falta de oferta de etanol.

Coelho disse que só o faria após falar com a presidente. Na semana passada, o ministro esteve na Austrália a convite do Banco Mundial conhecendo programas de irrigação de culturas.

Lá, ele também conheceu o agave --planta parecida com a babosa, que pode ser uma alternativa à cana na produção de etanol.

O agave também é conhecido por produzir a tequila e passará a ser estudado pela Embrapa e pela Codevasf (empresa ligada ao Ministério da Integração Nacional) como alternativa à cana.

Segundo informou o próprio ministério, alguns estudos apontam que a produtividade de etanol por hectare à base de agave é bastante superior à da cana-de-açúcar, chegando a dobrar.

Outra vantagem do agave é sua aptidão para o semiárido, tornando-se uma alternativa para a produção de biocombustíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES