Próximo presidente deve ter desafios para motivar crescimento econômico

Para o Brasil alcançar um PIB além dos 2%, será preciso promover investimentos em inovação e produtividade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Brasília ?Depois de contabilizar, entre 2011 e 2013, a menor média de crescimento econômico em duas décadas, de apenas 2% ao ano, o Brasil precisará passar por uma revolução. "E isso depende do próprio país e de seus líderes", afirma o economista Jim O?Neill, ex-comandante do Goldman Sachs Asset Management e criador do acrônimo Brics, grupo de nações emergentes que reúne, além do Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul.

Para ele, antes mesmo de o país eleger seu próximo presidente, em outubro, o desafio já foi colocado ao futuro governante: acabou a fase do crescimento fácil. Quando 2015 chegar, quem estiver no Palácio do Planalto verá que restou pouco do exército reserva de desempregados que inundava a economia. Mesmo sem qualificação, esse pessoal foi absorvido pelo setor produtivo, movimento que ajudou a derrubar a taxa de desocupação para o menor nível da história.

O próximo presidente vai se conscientizar, ainda, de que a urbanização transformadora de áreas remotas em cidades modernas, graças aos elevados preços das commodities agrícolas (produtos básicos com cotação internacional), começa a se esgotar. "Um novo ciclo de desenvolvimento pede passagem. Mas, para se fazer real e levar o país a um salto maior que 2%, reformas são necessárias", avisa O?Neill. No entender dele, as fichas têm de ser colocadas em ganhos de inovação e de aumento da produtividade. Não há outro caminho. Tirar mais gente da pobreza e garantir o legado da mobilidade social dependem disso.

Na avaliação do presidente da Consultoria Macroplan, Cláudio Porto, o diagnóstico de que o estímulo ao consumo, com crédito farto, seria a fórmula ideal para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) se mostrou equivocado. Porto vai além. A seu ver, a consolidação da moeda e a inclusão social, os motores da atividade nas últimas duas décadas, devem ser reforçadas para que o país possa dar um novo salto. "O Brasil precisa pensar na qualidade do crescimento", afirma.

Para ele, concluir a estabilização da economia, reduzindo a inflação a níveis internacionais, entre 2% e 3% ao ano, torna-se cada vez mais urgente. Para ele, é esse processo incompleto que impõe à economia taxas de juros elevadas e levanta barreiras onerosas ao setor privado, sobretudo ao limitar o surgimento de empreendedores. "Dessa maneira, o Brasil será sempre um país de segunda divisão", classifica.

O desafio é manter o crescimento com ganhos de inovação e de produtividade. O Brasil, como mostram dados da associação de pesquisa Conference Board ? números que foram tratados por Bernard Appy, diretor da LCA Consultores ?, nunca se preocupou em produzir mais com a mesma quantidade de recursos. Nas últimas cinco décadas, a produtividade do trabalho aumentou 121%. Os Estados Unidos, mesmo tendo uma base bastante elevada, avançaram, no mesmo período, 129%. Já o Japão teve incremento de 461%; a China, de 1.262%; a Índia, de 361%; a Malásia, de 398%; a Coreia do Sul, de 922%; a Tailândia, de 712%; e o Chile, de 148%.

INFLAÇÃO E JUROS

Diante da leniência com a inflação por parte do governo, o custo para manter a carestia dentro de limites considerados toleráveis tem se tornado cada vez maior. Mesmo com a taxa básica de juros (Selic) em dois dígitos ?10% ao ano, podendo chegar aos 11% nos próximos meses ?, as expectativas em relação ao custo de vida não são favoráveis. Em 2015, pode haver ainda o estouro dos preços administrados, como as tarifas públicas.

Nem mesmo o Banco Central endossa o discurso de que em 2015 se poderá respirar aliviado com a inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) se manterá muito acima do centro da meta, de 4,5%. Na projeção mais otimista, o BC fala, para aquele ano, em uma taxa de 5,4%. Os analistas, porém, estimam 6%.

A luta contra a inflação não dará trégua. Dada a disseminação dos reajustes ? mais de 70% dos produtos e serviços pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registram aumentos todos os meses ?, ninguém descarta que, tão logo tome posse, o futuro ocupante do Palácio do Planalto tenha que promover uma nova rodada de aumento dos juros.

O problema desse quadro está no que os economistas chamam de "desancoragem", termo usado quando as expectativas para a inflação estão muito distantes da meta. Isso exige um custo adicional, na forma de mais juros, para controlar o custo de vida. Quanto maiores forem as estimativas para a carestia a longo prazo, mais penoso será para a população. "O ideal seria que o Brasil reduzisse a meta a ser perseguida pelo BC, talvez para 3% ao ano. Seria um forte indicativo de comprometimento do governo com o controle inflacionário", assinala Carlos Thadeu Filho, economista-chefe da Franklin Templeton.

Diante dos desafios que estão colocados, inclusive o de a economia brasileira ser rebaixada pelas agências de classificação de risco logo depois das eleições presidenciais de outubro, o Estado de Minas dá início hoje a uma série de matérias para estimular o debate e alertar que ainda não perdemos o jogo. O país do futuro está batendo à porta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES