Publicado decreto que altera IPI sobre móveis e eletrodomésticos

O “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (1º) publica decreto alterando alíquotas do IPI para móveis e eletrodomésticos da linha branca.

Avalie a matéria:
eletrodomésticos da linha branca | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (1º) publica decreto alterando alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para móveis e eletrodomésticos da linha branca. As alterações já tinham sido anunciadas na última quinta-feira, dia 27 de junho, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Na ocasião, o ministro informou que o IPI sobre esses produtos, que tinham sido desonerados do tributo anteriormente, seria recomposto aos patamares originais mais lentamente do que se previa até então. O decreto evita que as alíquotas sejam totalmente recompostas já a partir desta segunda-feira, fixando percentuais intermediários a vigorar até 30 de setembro.

Conforme explicou Guido Mantega na quinta-feira, o IPI dos móveis, por exemplo, que em princípio retornaria a 5%, sobe de 2,5% para 3% apenas. A alíquota sobre fogões sai de 2% para 3%, não retornando de imediato a 4%.

Para tanquinhos, o imposto, que estava em 3,5%, será de 4,5% até setembro. Para refrigeradores, até então sujeitos a IPI de 7,5%, a alíquota será de 8,5% até fim deste trimestre.

Ainda conforme disse o ministro ao anunciar a decisão do governo, a elevação das alíquotas vai proporcionar uma arrecadação de R$ 118 milhões no período de julho a setembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES