Quantidade de exportações do mel produzido no estado ganha destaque

Piauí ficou em segundo lugar na pauta de exportações.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cada ano vem aumentando a quantidade de exportações do mel produzido no estado. Este já é o segundo ano consecutivo em que o produto se mantém em segundo lugar na pauta de exportações do Piaui.

Apesar da situação da seca que se arrasta há cinco anos na região semiárida, o investimento e aplicação em tecnologias e capacitação em assistência técnica tem permitido aos apicultores superar e conviver com o clima, mantendo a produção e a qualidade do mel.

De acordo com o diretor geral da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), Antônio Leopoldino Dantas, o mel do Piauí tem um diferencial por ser tipificado, isso se deve à fauna e flora nativa da região que ainda mantém uma agricultura rudimentar e livre do uso de agrotóxicos.

No ano de 2014 o Piauí ficou em segundo lugar na pauta de exportações, tendo um acréscimo de 30% em relação a 2013. Já neste primeiro semestre de 2015 os números ultrapassam as estatísticas do mesmo período do ano passado. E segundo o diretor, o aumento ultrapassa os 30%, perdendo somente para a soja.

“Isso tem um resultado econômico e social bastante significante, a gente tem muito a comemorar em se tratando de economia local, o que tem aumentado significativamente a renda das famílias e contribuído para esse bom desempenho na pauta das exportações do estado”, diz Antônio Leopoldino.

Todo o trabalho e investimento em relação à tecnologia são voltados para preservação, para que não haja perda dos enxames. No período onde se agrava a estiagem as abelhas são migradas para o estado do Maranhão até que no período mais ameno, com temperaturas mais baixas e com a presença de precipitações pluviométricas, os enxames são trazidos de volta ao Piauí para produzirem perante o florescer das plantas nativas. Uma produção que tem aumentado significativamente a renda das famílias e contribuído para um bom desempenho nos índices de exportações.

Na região semiárida, a professora bióloga Dra. Juliana Bendini está desenvolvendo trabalhos de pesquisa com as abelhas, um inseto da Classe Insecta, do Filo Arthropoda e da Ordem Hymenoptera. Juliana criou o Grupo de Estudo sobre Abelhas do Semiárido Piauiense. O grupo é composto por alunos das instituições de ensino superior de Picos, além de professores de diversas áreas que tem ideias alicerçadas nas necessidades dos apicultores da região.

O diretor da casa Apis ressaltou a importância de trabalhos como o da Dra. Juliana, segundo ele, estas pesquisas vão incrementar bastante a questão da introdução de novas tecnologias voltadas para a sobrevivência com a seca e aumento da produtividade.

De acordo com Antônio Leopoldino Dantas, o antes Centro de Tecnologia Apícola agora é Centro Tecnológico da Agricultura Familiar do Piauí, pois desenvolve tecnologias, melhorando a produção do campo, produzindo mais e com qualidade e envolvendo outras potencialidades da região, como a cajucultura e a caprinovinocultura.

“Um trabalho excelente que esta sendo feito numa região pobre, que merecia essas tecnologias modernas para que a gente possa ser competitivo e agregar valor aos nossos produtos, além de se inserir e conquistar os mercados mais exigentes para dar esta estabilidade que estamos tendo na apicultura”, finaliza Leopoldino Dantas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES