Quaresma aquece venda de peixes em Teresina; saiba os mais procurados

Durante a Quaresma, muitos donos de peixarias precisam se preparar para o aumento na demanda por peixe, pois os estabelecimentos já registram um aumento de 80% de vendas

peixe | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A tradição do consumo de peixe durante a Quaresma, ano após ano, aquece as vendas nos estabelecimentos que comercializam pescados em Teresina, cidade majoritariamente católica. Para 2023, não será diferente.  Com o início da época que é considerada o “Natal” do segmento devido ao aumento do consumo de peixes neste período de 40 dias que antecede a Páscoa cristã, os comerciantes se preparam para receber uma maior demanda de consumidores nas peixarias. 

Peixarias registram aumento nas vendas 

A tradição aquece economicamente os comerciantes do setor diversificam suas ofertas e produtos, atraindo a clientela com novidades e os tradicionais pescados. Segundo a empresária do Lojão do Peixe, Marinalda Oliveira, o consumo no período cresce em todo ano, porém, com o desenvolver das ofertas e combos, há a garantia de mais clientes. Para ela, a expectativa de vendas deve superar 2022, com pessoas investindo nos peixes e frutos do mar para servir a família.

“Eu faço investimentos antecipadamente para poder valorizar os nossos clientes nessa temporada que tem que consumir mais frutos do mar. Nosso investimento começou há quase 6 meses. A nossa expectativa (de vendas) esse ano é melhor do que a do ano passado”, relata.

Pescados diversificados e com preço acessível.

As ofertas e estratégias de vendas, de acordo com a empresária, tornam o período ainda mais proveitoso, oportunizando os clientes terem acesso à produtos diversificados e diferentes no mercado, com preço acessível. Alguns pescados possuem maior procura, outros já são introduzidos como forma de expandir o comércio de pescados.

   Tilápia e pescada amarela são os peixes mais procurados na Quaresma

“Durante esse período temos duas vertentes, o produto mais popular e o produto mais raiz, o filé de pescada. Introduzimos também o filé de linguado, que é um produto de mar, onde lancei aqui já que ele é muito conhecido no Sul. Hoje é tão consumido como o filé de pescada”, explica Marinalda.

As novidades agradam os consumidores, que além dos combos para o preparo de receitas, podem economizar sem deixar o sabor de lado e apostando em novos produtos para consumo. A cliente Lívia Cavalcante entende que o período é de seguir os costumes religiosos, desembolsar menos, mas comprar novas opções para apresentar aos familiares.

“Nós sempre seguimos a quaresma à risca, mas também gostamos de experimentar outros pratos e investir em novos peixes. Esse ano parece ser melhor, por conta do final da pandemia, aproveitando para selecionar os produtos mais baratos e as melhores ofertas que existem no mercado”, descreve.

Comerciantes estimam aumento de 80% nas vendas

Os mercados tradicionais não ficam atrás no aumento de clientes que se preparam durante o mês e já pensam na Semana Santa. Para Aldair Silva, proprietário de uma peixaria do mercado popular na venda de peixes em Teresina, as vendas estão em crescimento e todos os dias recebe cada vez mais clientes em busca dos tradicionais peixes.

Peixarias preveem 80% de aumento das vendas na Quaresma 

“O movimento vem crescendo bastante nesse período. Acredito que o crescimento neste ano seja 80% maior que o ano passado e os lucros devem aumentar. A clientela é fiel e todos os anos estão aqui, sempre procurando os mesmos peixes.

Aldair explica que mesmo com o reajuste no preço dos peixes, os consumidores não deixam de ir até o local realizar as compras. Ele expõe que entre os peixes mais procurados estão Tambaqui, Tilápia, Branquinho, Pescada Amarela. Esses variam nos preços entre R$ 15,00 a R$ 52,00 o quilo.

“A Quaresma neste ano não deixou os clientes acanhados, muitos ainda vêm fazer as compras e até a Semana Santa o movimento deve continuar dessa forma, cheio”, acrescentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES