Queda de ligações é maior em celulares TIM, aponta dados da Anatel

Apesar de ser a operadora com mais quedas de ligação, a taxa vem caindo desde agosto do ano passado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O problema de ligações que "caem" sem motivo aparente atinge na maioria os clientes da TIM, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o levantamento trimestral publicado pela agência, em abril desse ano 1,14% das ligações feitas e recebidas pelos celulares da operadora foram interrompidas. É a maior taxa das quatro principais operadoras - estão na relação ainda Claro, Oi e Vivo.

Apesar de ser a operadora com mais quedas de ligação, a taxa vem caindo desde agosto do ano passado, um mês depois de a Anatel adotar a medida cautelar que impediu a venda de chips da operadora em 19 Estados até a assinatura de um compromisso de melhoria do serviço. Em agosto de 2012, a quantidade de ligações que caíram era de 1,26% do total do mês.

Em segundo lugar vem a Vivo, cujo percentual de ligações interrompidas atingiu 0,99% em abril. A taxa da operadora variou desde agosto do ano passado, quando era de 1,07%, e chegou a atingir o pico de 1,33%. Em terceiro lugar está a Claro, que alcançou o percentual de 0,68% em abril, seguida pela Oi, com 0,66%. O limite estabelecido pela Anatel é de 2% de ligações interrompidas no mês. A média das quatro operadoras para o mês de abril é de 0,86% de queda nas ligações feitas naquele mês. Este é o dado mais atual de que a Anatel dispõe.

A interrupção nas vendas dos chips em julho do ano passado obrigou as operadoras a assinar um termo de compromisso com investimentos previstos para os próximos anos. Junto com as quatro principais, Sercomtel e CTBC prometeram investir um total de R$ 30,5 bilhões em infraestrutura nos próximos anos.

A TIM afirmou que, no período indicado na pesquisa, "apresentou resultado dentro da meta na maioria dos indicadores nacionais, com a melhor taxa de acesso à rede de voz e índice de queda de chamadas abaixo da meta de 2%". A empresa ainda destacou que é "a segunda operadora com menor volume de reclamações totais na Anatel, além de ser a empresa com menor número de reclamações em seus canais diretos".

A Oi informou que "vem registrando avanços importantes nos indicadores de qualidade estabelecidos pela Anatel, que têm se apresentado dentro das metas fixadas pelo órgão regulador". Além disso, a empresa afirmou ter investido R$ 6,6 bilhões em 2012, dos quais "70% foram destinados à expansão da rede e à qualidade dos serviços prestados aos clientes". "A companhia está focada em elevar os níveis da qualidade do serviço e garantir entregas consistentes de resultados", disse, em comunicado.

A reportagem entrou em contato com Vivo e Claro, mas até o momento não obteve respostas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES