Quem perdeu recibo tem de ir à Receita

Não há como saber quantos contribuintes que entregaram pela internet em 2007

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O contribuinte que n?o tiver o n?mero do recibo de entrega da declara??o do Imposto de Renda do ano passado n?o deve perder tempo: ele precisa ir a uma unidade da Receita Federal para obt?-lo. Sem o n?mero, ele n?o conseguir? entregar a declara??o deste ano pela internet a entrega vai de 3 de mar?o a 30 de abril.

A obrigatoriedade de mencionar o n?mero do recibo de entrega de 2007 ? uma das principais novidades determinadas pela Receita para que os contribuintes fa?am a declara??o deste ano (em 2007, a indica??o do n?mero do recibo de 2006 era opcional).

N?o h? como saber quantos contribuintes que entregaram pela internet em 2007 (foram 22,9 milh?es) n?o t?m mais o n?mero do recibo de entrega. Esse n?mero ficou gravado, no momento do envio da declara??o, no disquete ou no computador usado pelo contribuinte. Por precau??o, ele deveria ter guardado o disquete e ao menos uma c?pia impressa da declara??o e do recibo de entrega.

Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a Receita est? preparada para atender a demanda dos contribuintes que necessitarem obter o n?mero do recibo de 2007. "Achamos que n?o haver? corrida de contribuintes em busca desses n?meros."

Diante da impossibilidade de saber quantos contribuintes est?o nessa situa??o e pelo fato de a Receita ter adotado uma situa??o de obrigatoriedade para a entrega da declara??o, Adir ? prudente. "Se houver uma procura muito grande, vamos repensar [a obrigatoriedade da exig?ncia do n?mero]. N?o vamos fechar a porta aos contribuintes que eventualmente perderam o n?mero."

A advogada Elisabeth Libertuci, do escrit?rio Libertuci Advogados Associados, entende que a exig?ncia do n?mero do recibo deveria continuar sendo opcional, como em 2007. "Um n?mero do ano anterior n?o pode impedir a entrega. Essa exig?ncia pode atrapalhar a vida do contribuinte."

Adir defende a exig?ncia da Receita. "O n?mero do recibo de entrega ? muito mais de interesse do declarante. Ele deve ter cuidado com ele, assim como tem, por exemplo, com uma senha do cart?o banc?rio."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES