Rafael Fonteles destaca processo de reindustrialização do Piauí

Governador fez sua primeira visita oficial à indústria.

Governador visita indústria em Teresina | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

governador Rafael Fonteles visitou nesta segunda-feira, 30, a indústria Ferronorte, localizada no Polo Industrial Sul. Trata-se da primeira indústria visita ao Polo industrial e a empresa que tem plano de expansão.

"Estamos tratando do setor industrial junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com a Investe Piauí, que é  a agência de atração de investimentos, um processo de reindustrialização do Piauí a partir de incentivos, mas também de obras estruturantes", disse o governador, declarando que essa é uma pauta que está pleiteando junto ao Governo Federal.

Para o governador, há boas perspectivas e o objetivo é conversar com o setor in loco e também com empresários do setor durante reunião com a Federação das Indústrias.

"Vamos ouvir e apresentar algumas ideias para o setor industrial especialmente nesse novo mundo em que vivemos com a presença forte da tecnologia em todas as áreas. Queremos conversar e falar dos nossos planos para o setor industrial que é fundamental para agregar valor, crescimento econômico, emprego com maior remuneração.  A indústria pode representar muito para o desenvolvimento do Piauí", disse.

O governador destacou o plano ousado de criar 80 mil novas oportunidades e isso passa pelo apoio ao micro e pequeno empreendedor do campo e da cidade como também passa pela atração de grandes investimentos  normalmente industriais para o nosso estado", disse, reafirmando que esses investimentos industriais de médio e grande porte geram cadeias de pequenos negócios e desencadeiam empregos.

“Estamos pensando nas duas pontas, tanto o micro quanto o pequeno com apoio ao crédito, assistência técnica, conhecimento, formação de mão de obra qualificada, apostando muito no ensino técnico e também na política de atração de empreendimentos seja através  de parques empresariais que têm incentivos através de grandes obras de infraestrutura como ZPE, Porto de Luís Correia, a ligação norte e sul que é a grande fonte de exportação o Piauí tem, que é o setor de grãos", declarou Rafael, ressaltando que o Piauí dobrou volume de exportações em 2022 e 70% desse total são de grãos, claro que tem mel e cera de carnaúba, mas o grosso está no agronegócio região do Matopiba, em que a região dos Cerrados está inserida.

"Vamos falar da estratégia de agroindústria, da indústria 4.0, da tecnologia da informação. O nível dos alunos é elevado. Portanto, é natural que haja uma grande possibilidade do Piauí ser também celeiro na área de tecnologia da informação onde a pessoa pode trabalhar para qualquer empresa do mu do estando no Piauí. Estamos animados com essa perspectiva da agroindústria, da indústria tradicional como é o caso da Ferronorte e que vende para o Brasil todo. Temos que aproveitar os investidores que temos que têm plano de expansão para darmos suporte para eles também", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES